Comissão é formada para lutar por terreno para UERGS

por adm publicado 21/10/2021 12h05, última modificação 21/10/2021 12h36
Reunião aconteceu na Câmara de Vereadores através de uma solicitação de Rodrigo Corrêa (PDT)

Formada na Câmara uma comissão representativa, visando pleitear uma área para a construção da sede própria da UERGS/Montenegro, que atualmente desenvolve suas atividades nas dependências do prédio da Fundarte. Presentes, vereadores, alunos e professores da UERGS, lideranças estudantis e sindicais. O encontro, ocorrido na manhã de quinta (20), havia sido solicitado pelo vereador-suplente Rodrigo Corrêa, no período em que esteva ocupando a cadeira do titular, vereador Paulo Azeredo (PDT). “Com esta reunião, estamos dando continuidade às discussões visando à permanência da UERGS em Montenegro”, resumiu Azeredo.

Disse que, no passado, apresentou uma Indicação ao Executivo, sugerindo que fosse destinada uma área do Município, no Bairro Panorama. Posteriormente, foi cogitado outro terreno entre os Bairros Rui Barbosa e Centenário, abaixo da Escola AJ Renner, que pertence ao patrimônio do Estado, até pouco tempo habitado por uma tribo indígena. “Seria um espaço amplo, contando com creche ao lado. É importante para Montenegro, a Cidade das Artes, manter esta relação entre a Fundarte e a UERGS”.

Também o vereador suplente Rodrigo Corrêa (PDT) destaca ser “muito importante para a cidade e região, para a educação e as artes, a permanência da UERGS em Montenegro, contribuindo com todo o contexto do nosso desenvolvimento. Nossa expectativa é de que haja algum encaminhamento com relação à área definitiva”.

Lucas, ex-aluno de Música, integrante do mandato coletivo do suplente de vereador Rodrigo, conta que teve, de forma muito positiva, sua vida impactada pela possibilidade de cursar a UERGS: “o fato de a UERGS impactar vidas, através da educação, da arte, juntamente com a Fundarte e outras instituições do nosso município, por si só já é um grande motivo para se lutar e somar forças para que permaneça e conquiste seu espaço próprio”, ressalta.

Também falando em nome do prefeito Gustavo Zanatta (PTB), o vice Cristiano Braatz (MDB) manifestou o apoio da Administração Municipal à permanência da UERGS: “nosso slogan é: ‘Somos Todos Montenegro’, e é desta maneira que a gente trabalha: buscar uma cidade melhor para o futuro, não para o presente. Trabalhar o presente, vislumbrando o futuro”. Prosseguindo, declarou que o futuro de Montenegro, com a sua vocação que é a arte, também se expressa através da UERGS. “Se depender da Administração, ela vai ficar. Para isso, precisamos reunir as forças-vivas da cidade, para que não se lute somente pela sua permanência, mas também, se for necessário, se verificar uma área para sua ampliação”.

Comissão dará seguimento

Conforme o vereador Felipe Kinn (MDB), que falou em seguida, “nós vimos que tem uma Administração que quer colaborar, sendo que já se passaram outras, em que nada foi feito. Sabemos que o processo não é simples, mas como já foi citado, existe aquela área sobre a qual já debatido. Este seria um lugar perfeito, a meu ver”. Na avaliação do vereador Paulo Azeredo (PDT), as duas opções de áreas, no momento, seriam: uma do Município, situada no Bairro Panorama, e a outra pertencente ao Estado, situada próxima ao Parque Centenário, que agora está disponível, com relação a qual poderiam ser iniciadas tratativas.

Também apresentados vídeos manifestando o apoio de lideranças nacionais e estaduais à causa, tais como o senador Paulo Paim (PT), o ex-secretário de Educação do Estado, José Clóvis de Azevedo, as deputadas estaduais Juliana Brizola (PDT) e Sofia Cavedon, ambas integrantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. “A reunião de hoje foi muito maior do que a gente imaginou”, concluiu o suplente de vereador Rodrigo Corrêa. Como encaminhamento, formada uma comissão, constituída por representantes de entidades participantes do encontro, que deverá reunir-se posteriormente e discutir os próximos passos visando concretizar o terreno próprio para a UERGS/Montenegro.

Confira o áudio da reunião neste LINK