Comitê de Crise se reúne para discutir a situação da saúde em Montenegro

por adm publicado 17/03/2021 17h14, última modificação 17/03/2021 17h14
Falta de concentradores e cilindros de oxigênio é um dos problemas enfrentados pela SMS
Comitê de Crise se reúne para discutir a situação da saúde em Montenegro

Vice-presidente do Legislativo Felipe Kinn participou de reunião

Hospitais com lotação esgotada, emergências fechadas, atendimentos restritos, secretária da saúde apoiando com uma estrutura de mini hospital e necessidade de concentradores e cilindros de oxigênio. Este parece ser o cenário de outra cidade brasileira, mas não é. É a realidade de Montenegro.

Em uma reunião, realizada na Estação da Cultura o Gabinete de Crise, grupo criado pela Prefeitura de Montenegro, que conta com o apoio de vários órgãos da cidade, inclusive da Câmara de Vereadores, foi apresentada a situação atual do município. Hoje há uma necessidade de concentradores de oxigênio para a Secretaria Municipal de Saúde. Com a alta demanda de consultas, ocasionados pela Covid-19, a pasta precisa destes equipamentos que são necessários para a manutenção das taxas de oxigênio das pessoas contaminadas com o coronavírus.

Além da alta taxa de ocupação da SMS, os Hospitais Montenegro e Unimed estão com problemas de lotação de leitos. Ambas as casas de saúde atendem pacientes da região do Vale do Caí. E, no HM, ainda há a questão da Central de Leitos do Estado. Pensando nisso o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro e integrante do Gabinete de Crise, Felipe Kinn da Silva, vai protocolar e encaminhar um pedido as demais prefeituras e câmaras de municípios da região. “Precisamos do apoio de todos neste momento, principalmente financeiro. A situação não é a que gostaríamos de estar vivendo por isso a necessidade da ajuda das demais prefeituras e câmaras das cidades vizinhas. Muitos pacientes vêm pra nossa cidade. Não se pode negar atendimento, mas como temos um hospital de referência para estas pessoas, também, precisamos que estes gestores também olhem com carinho para os nossos hospitais. Digo nossos, mas também são deles, afinal prestam atendimento para cerca de 180 mil pessoas”, destacou.

O Gabinete de Crise é formado por representantes de diversos órgãos: Gabinete do Prefeito; Procuradoria-Geral do Município; Secretarias Municipais de Saúde; Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania; Indústria e Comércio; Educação e Cultura; Fazenda; Obras Públicas e Gestão e Planejamento; Guarda Municipal, Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e de Serviços Montenegro/Pareci Novo (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Brigada Militar e dos Hospitais Unimed e Montenegro, incluindo médicos e funcionários da área de saúde.