Concessão de trator para Associação de Produtores Rurais será votada nesta quinta-feira
A reunião da Comissão Geral de Pareceres (CGP) desta terça-feira, teve a deliberação sobre duas matérias que deram entrada na Casa Legislativa. O projeto de lei nº098/2024, de inciativa do Poder Executivo Municipal, concede o uso de 01 (um) trator agrícola 80 CV à Associação dos Produtores Rurais de Sobrado, localidade do interior do município.
Na mensagem justificativa informa-se que a Associação antecipa a solicitação diante das “perdas iguais ou superiores a 30% da sua atividade produtiva em decorrência dos eventos climáticos extremos ocorridos nos meses de abril e maio de 2024”.
Considera-se também que a principal atividade dos associados é a criação de gado de leiteiro que dependo muito do milho plantado para a alimentação dos animais. Devido às enchentes, o custo da atividade pecuária aumentou consideravelmente, uma vez que os produtores precisaram comprar alimento para o gado.
Desta forma, o trator ajudará tanto no plantio como na colheita para produzir a silagem e garantir o sustento da produção. Além disso, auxiliará no controle das ervas daninhas, insetos e doenças do cultivo de milho, na colheita e também na semeadura.
O segundo projeto, este de iniciativa do Legislativo, concerne na denominação de logradouro público, de autoria do vereador Talis Ferreira. A homenagem será para a menina Catarina da Silva Kieling, a Cacá, montenegrina de apenas 7 anos que infelizmente faleceu após ser vítima de um câncer, em setembro deste ano.
Os projetos vão à votação nesta quinta-feira, durante a Ordem do Dia da 39ª Sessão Ordinária.