Consagração da democracia, na posse dos vereadores Mirins/2020

por adm publicado 12/12/2019 10h38, última modificação 12/12/2019 10h38
A comunidade lotou o plenário do Legislativo, terça (10) à noite, na Sessão Solene de Diplomação e Posse da Câmara Mirim de Montenegro. Considerada o “pontapé” inicial para o Programa, que em 2020 terá 20 alunos e alunas de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, os Mirins titulares e suplentes.

A sessão contou com a presença de autoridades dos três Poderes. “Iremos diplomar a primeira legislatura da nova Câmara Mirim”, salientou a vereadora Josi Paz (PSB), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara.

Josi historiou que o projeto teve início em 2007, com o vereador Ricardo Agádio Kraemer (que estava presente no evento). “O objetivo é eleger crianças e adolescentes para que tenham a experiência de serem vereadores por um ano”, resumiu. Comenta que na atual legislatura foi aprovada a reformulação do projeto, que foi subdividido em três fases: o Plenarinho, envolvendo crianças até o sexto ano; Câmara Mirim, do sexto até o oitavo ano, e o Parlamento Jovem Montenegrino, para alunos do Ensino Médio, que acontecerá durante o ano de 2020.

Os Mirins, além de Pedidos de Providências, poderão apresentar Requerimentos de Reuniões e até propor projetos de lei, prosseguiu Josi. Contou que está previsto para o próximo ano a visita dos jovens aos três Poderes, para “entender como funciona a roda da democracia e da cidadania”.

Relatou que as eleições da nova Câmara Mirim ocorreram nos dias 12, 13 e 18 de novembro. Foram 37 candidatos e mais de dois mil eleitores. “Parabenizamos o Assistente Legislativo e Administrativo da Câmara, Tiago Goulart. Agradecemos por todo o trabalho que ele fez, e também a excepcional disponibilidade do Diego Bonato Coitinho, Chefe do Cartório da 31ª Zona Eleitoral, e de toda sua equipe, que sempre ofereceu parceria a este projeto que fomenta a cidadania desde cedo”, destaca a presidente da CCDH, enfatizando a novidade de a eleição do dia 13 ter sido realizada por meio de urnas eletrônicas.

“Projetos como este precisam de muito esforço, antes, durante e depois. Agradeço ao colega da Comissão de Cidadania, o vereador Joel Kerber, pela parceria, ao Tiago, novamente, e aos funcionários da Casa, que nunca mediram esforços, para o bom desempenho do projeto”, concluiu a vereadora.

Josi contou ter acompanhado as eleições, de perto: “ver a carinha deles usando a urna eletrônica, a novidade, o ser como os pais, como adultos, foi indescritível”, disse, emocionada. Finalizando, convidou a todos para o início dos trabalhos em 2020, com a primeira reunião marcada para 11 de fevereiro, às 13h30min, na própria Câmara de Vereadores. “Eles são o nosso futuro. Cabe a nós mostrarmos o bom exercício da cidadania. Certamente, vamos aprender muito com eles”, finalizou.

Integração Câmara - comunidade escolar

A Juíza de Direito e Diretora do Fórum, Priscila Gomes Palmeiro, manifestou-se em seguida. “Parabenizo a Câmara e reconheço a importância deste projeto, que possui como principal objetivo incentivar a participação do jovem na política, integrando a Câmara Municipal com a comunidade escolar, fazendo com que os estudantes compreendam, efetivamente, o papel do Poder Legislativo”.

Acrescentou que “com este projeto, os jovens passam a entender que fazer política é pensar no todo. Entenderão que nem sempre os projetos mais importantes são os que trazem benefício para eles, mas para toda a população e para a comunidade escolar. Eles precisarão pensar no que é efetivamente melhor para a sociedade, e passam a entender que fazer política é deixar o interesse pessoal de lado”.

Na visão do prefeito Kadu Müller (PP), os jovens “estão assumindo este desafio de conhecer a fundo a política, a democracia, como se constroi a ligação entre os Poderes. Vocês são corajosos, pois participaram de um pleito e foram eleitos. Mostra que ‘podemos regar bastante estas plantinhas’, porque poderão nos dar um futuro muito promissor, um futuro de construção, de unidade, de pensamento coletivo, e de que se trabalhe de uma forma que os Poderes possam dialogar e pensar, sim, numa cidade cada vez melhor”.

Defendeu: “temos que incentivar e politizar os nossos jovens. Com certeza, vocês vão aprender muito no ano seguinte, nesta Casa, na visita que farão ao Poder Executivo e certamente, também, ao Poder Judiciário, porque eles são Poderes que fazem com que a população da cidade tenha seu convívio, o estabelecimento de uma ordem e de uma relação de construção. O mais importante: pensem sempre no bem maior, naquilo que pode trazer resultado positivo, esta é a maneira de fazer o lugar onde se vive um lugar cada vez melhor”.

A seguir, os vereadores Josi Paz e Joel Kerber entregaram um Voto de Congratulações a Diego Bonato Coitinho. Depois, de Certificados às escolas participantes, bem como cada Mirim eleito (titulares e suplentes) prestou o Compromisso de Posse e recebeu seu diploma. Ao final, o presidente da Câmara desejou-lhes “que tenham uma ótima jornada e bom trabalho”, e parabenizou o professor Ricardo, “pela brilhante iniciativa do projeto Câmara Mirim”. “Assim, iremos cada vez mais formar novos cidadãos para a vida pública, com espírito público”, destacou Von.

Conheça os novos Vereadores Mirins (titulares e suplentes):

BRIAN AGOSTINHO - Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos

SADI MOREIRA KAIPER JUNIOR - Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos