Conselheiro Tutelar palestra na Sessão da Câmara Mirim

por adm publicado 11/03/2020 14h58, última modificação 11/03/2020 14h58
Iniciando terça (10) à tarde os trabalhos da Sessão Ordinária Mirim, no plenário do Legislativo, Marcos Roberto Gehlen, coordenador do Conselho Tutelar, discorreu sobre “Diversidade e Direitos das Crianças e Adolescentes”.
Conselheiro Tutelar palestra na Sessão da Câmara Mirim

Conselheiro Tuco palestrou aos vereadores mirins

Iniciou comentando que no passado havia a família composta por pai, mãe e filhos. “Atualmente, pode ser pai, pai e filhos, ou mãe, mãe e filhos. Isto é diversidade, é algo atual. No momento que se tem o direito de conviver no seio de uma família, se tem também o dever de respeitar a hierarquia familiar”.

Exemplificou haver “equívoco muito grande”, por parte de alguns adolescentes e até de adultos, de que com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, “os pais não podem fazer mais nada, que o adolescente, a criança, não poderia ajudar uma mãe a varrer uma casa, ou secar louça”, ou seja, algo do cotidiano. “Não é verdade. O que o Estatuto quer proibir é o trabalho infantil”.

Lembrando serem questões salariais algo com que jovens na faixa etária da Câmara Mirim ainda não se preocupam, observou que em pouco tempo estes buscarão o seu primeiro emprego, sendo que, legalmente, a partir dos 16 anos, já podem ingressar no mercado de trabalho mediante o programa Jovem Aprendiz, em que a empresa tem de ser vinculada ao CIEE, tratando-se de um convênio que envolve empresas e escolas, de forma que continuem estudando e tenham concluído, no mínimo, o Ensino Médio. “Hoje, vocês não se preocupam com isto, quem se preocupa são os seus pais, mas se começarem a pensar no que é a realidade de ter que pagar uma conta de água, de luz, de pagar aluguel”, comentou, alinhavando que é “muito importante estudar, vocês tem o direito garantido à educação. Nenhuma criança, nenhum adolescente pode ficar fora da escola”.

Ressalvou que sempre, dentro de um direito, tem o dever, porque se não tivesse o dever, o direito não teria razão de ser. “Por que vou ter direito à escola, se não vou à escola?”, questiona. Da mesma forma, “por que vou ter o direito de viver no seio de uma família, se não quero respeitar minha família?”. Finalizou informando que há inúmeros meios de contato com o Conselho Tutelar, tais como a solicitação de amizade no perfil do Facebook.

Traçando um paralelo com o tema sugerido, a diversidade, recomendou aos Mirins darem uma lição aos adultos, “porque não se tem que discriminar, ou fazer piadinha de mau gosto por conta da cor da pele da pessoa, ou se esta pessoa é mais gordinha, ou mais baixinha, mais magrinha”, tomando como exemplo a questão de gênero: “cada um tem o direito de escolher o que bem entender para sua vida”. Para deixar mais claro, valeu-se de termos popularmente usados: “é muito feio alguém chegar e chamar o outro de veado, pela opção da pessoa”. Também criticou a cultura de se impor algumas questões para os pequenos, “o que também não é legal. A gente tem que ir crescendo numa comunidade, no seio de uma família, não importa que tipo de família seja, e aos poucos ir descobrindo qual é, de fato, o nosso desejo, a nossa vocação, o que a gente quer para a nossa vida”.

“Busquem conhecer um pouco mais o Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a lei que defende vocês”, recomendou Gehlen. Voltando à questão da diversidade, comentou: “não é legal discriminar as pessoas por suas opções, ou questões biológicas, como a cor da pele, as físicas. Legal é dar exemplo: se uma pessoa está falando, tem que ouvir; se não se pode ajudar, não atrapalhe”. Disse ainda: “todos vocês já sabem que bullying não é legal, que ficar botando apelido nas pessoas, seja pelo que for não é legal, e que fazer o bem nunca sai de moda. Finalizou: “vocês não são o futuro do Brasil e de Montenegro, vocês são o presente, vocês já estão fazendo história”.

O roteiro prosseguiu à semelhança da sessão dos vereadores adultos: foi aberto um espaço para perguntas e respostas ao convidado, para manifestações na tribuna dos Mirins e a discussão e votação de seus Requerimentos e Pedidos de Providências. Estes se concentraram quase na totalidade, na solicitação de melhorias em escolas.

O programa A Câmara Mirim tem como coordenador o Assistente Legislativo e Administrativo Tiago Goulart. Contando titulares e suplentes são 19 participantes, um número recorde. A próxima sessão acontece no dia 13 de abril.

Conheça os Mirins/2020:

ANDRIELE GIOVANA BAISCHI - EEEF Osvaldo Brochier