Conselho Municipal de Emprego e Renda será reativado
Na manhã de quarta-feira (6), na sala de reuniões do legislativo, lideranças debateram o tema.
Duas boas notícias foram trazidas pelos representantes do Executivo. O Secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, João Marcelino da Rosa e o Diretor de Política de Formação e Qualificação Profissional, Rubens Pinto dos Santos. Relataram que estão trabalhando em dois eixos: a reativação do Conselho Municipal de Emprego e Renda, e o diagnóstico da necessidade de quais áreas mais necessitam de qualificação.
Outra ação que a Secretaria está fazendo é visitar in loco as empresas, para entender melhor a necessidade da qualificação com relação à oferta de emprego. Até o momento o Diretor de Qualificação, Rubens dos Santos, visitou mais de 14 empresas, conversando com profissionais de Recursos Humanos e diretorias. Nessa mesma linha, o Coordenador do FGTAS/Sine, Roque Valério Garcia da Rocha, tem visitado alguns empresários.
Segundo Rubens antes de sair realizando cursos profissionalizantes, é preciso entender os sinais do mercado, necessidade e realidade. Citou como exemplo a falta de profissionais na área de flexografia. Em continuidade, Rubens disse que para 2019 está sendo montada, em parceria com o SENAI de São Leopoldo, uma formação específica com 25 vagas/bolsistas para montenegrinos, no curso de polímeros. O Secretário Marcelino explica que esse é um trabalho construído em conjunto, porém, depende ainda de outros fatores. “Esses jovens maiores de 16 anos vão precisar de transporte”, adiantou.
João Marcelino diz ainda que está trabalhando para que, o mais rápido possível, possa ativar o Conselho de Emprego e Renda. “Com o Conselho ativado podemos enviar demandas ao Estado, possibilitando trazer cursos profissionalizante para Montenegro”, completa.
O diretor do Sindicomerciários, Rodrigo Corrêa, cobrou agilidade na retomada do Conselho, o que, em sua análise, independe do governo municipal, pois existe a Lei de criação do órgão. “A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo pode contribuir muito, ajudar na estrutura”, acrescenta.
O diretor de Qualificação garantiu que o Executivo Municipal quer essa aproximação. Por último, Rodrigo lembrou que é possível iniciar os trabalhos no Conselho com o quórum mínimo. Ainda lamentou que os dois últimos prefeitos tivessem promovido o esvaziamento dos Conselhos.
O coordenador do FGTAS/Sine se colocou à disposição para o trabalho em conjunto com a Prefeitura. O vereador Felipe Kinn disse que são ações importantes no sentido de qualificar os montenegrinos, e também a reativação do Conselho. Kinn lamentou a ausência do Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, para trazer um panorama quanto à instalação de futuras empresas e também a própria questão do Distrito Industrial.