Constituição de 88 é destacada na última Câmara Mirim do ano

por mon — publicado 10/12/2013 15h41, última modificação 07/03/2016 11h54
Na última sessão do projeto “Câmara Mirim” em 2013, realizada segunda-feira (08) no plenário do Legislativo montenegrino, o Vereador Marcos Gehlen (PT) – Tuco fez uma conclamação: provoquem suas escolas para que, ano que vem, mais uma vez participem.

“Quem sabe vocês mesmas possam estar se candidatando novamente?” sugeriu, “para que se possa continuar debatendo a cidade que a gente quer e o tipo de política que a gente quer viver”.
    Segundo Tuco, a vocação da política é fazer o bem. “Precisamos nos colocar à disposição da política e dos outros para mudar a situação”, recomendou aos jovens. Alertou que, caso contrário, “vão ficar somente aqueles que não querem fazer tanto o bem quanto a gente”.
    Sobre os direitos e deveres do cidadão, palestrou com base na Constituição Federal de 1988, a “Constituição Cidadã”, “a mãe de todas as Leis”. Lembrou que hoje vivemos sob o olhar do Direito, mas existem os deveres. Exemplificou: “não existe Lei que diga: você tem o dever de trabalhar, mas na CF consta que todo brasileiro tem o direito ao trabalho”. Destaca o capítulo que considera dos mais importantes da CF, o dos Direitos e Garantias Fundamentais, constantes no artigo quinto.
    Para fazer a distinção entre direitos e deveres, usou linguagem dos jovens: “há lugares em que não posso entrar de bermudas. Se quiser entrar tenho que me adequar ao padrão estabelecido ali. Poderíamos dizer que tenho o dever de me vestir adequadamente para entrar naquele local, mas se não quiser continuo de bermudas, tenho o direito de optar, de escolher”.
    A Sessão Mirim prosseguiu com o mesmo ritual da sessão dos adultos: Oradores, Pedidos de Informação e de Providência.