Corsan e Prefeitura se unem para criar projeto que leve água na Rua Uruguai

por adm publicado 21/12/2022 12h05, última modificação 21/12/2022 12h05
Demanda dos moradores vem se arrastando ao longo dos anos e hoje está com ação tramitando no Ministério Público

“O nosso maior sonho é ter água encanada nas nossas casas, na Rua Uruguai”. O desejo da Beatriz ainda não tem data para acontecer, mas alguns passos já estão sendo dados em busca de uma solução. Em reunião, proposta pelo gabinete do vereador e presidente da Câmara, Talis Ferreira (PP), Corsan e Prefeitura se comprometeram a, juntas, criar um projeto para tornar o sonho da Beatriz e dos outros 150 moradores da Rua Uruguai realidade. “Precisamos olhar para estas famílias. Eles nos procuraram pedindo apoio e queremos sair desta reunião com alguma resposta. Já está no Ministério Público, mas ainda acredito que podemos conversar e encontrar uma situação amigável para toda esta situação”, frisou o vereador Talis.

A instalação da rede de água e esgoto na Rua Uruguai deveria ter sido feita pelo loteador quando o loteamento foi realizado. Como nada foi feito, os moradores criaram um abaixo-assinado e buscaram apoio da Câmara de Vereadores para terem, nas suas casas, água com fornecimento da Corsan. A situação, inclusive, está no Ministério Público. “Não sabemos como ficará daqui para frente as obras realizadas pela Corsan, por que a companhia foi vendida. O que podemos fazer é criar, junto com a prefeitura, um projeto que possa levar abastecimento de água para estas famílias. Mas não podemos prometer uma data específica para que isso aconteça”, destacou Marcelo Faro, engenheiro da Corsan.

Ele frisou ainda que não há um número mínimo de pessoas que desejam a canalização para que a Corsan faça o fornecimento e citou outro caso, em Montenegro, onde foi feito todo o projeto para que o abastecimento de água pudesse ser realizado e apenas quatro famílias, de toda a rua, solicitaram o serviço. “Fomos chamados pelo prefeito Zanatta e explicamos a situação. Não podemos fornecer um serviço sem que haja solicitação dos moradores, o que estou vendo que não é o caso na Rua Uruguai”.

Hoje a Rua Uruguai tem cerca de 40 famílias que estão sem água encanada. Segundo Faro existe um loteamento que está sendo aberto na Rua São Leopoldo e que o encanamento vai passar pela entrada da Uruguai. Então as famílias mais próximas deste ponto vão poder ser atendidas. Ainda assim, ele sugeriu uma união de esforços entre prefeitura e Corsan para que o abastecimento chegue a todos. “Com a sugestão do Marcelo vamos fazer um levantamento topográfico e ver quantas famílias precisam ser atendidas. A partir daí podemos criar um projeto para fazer esse abastecimento de água”, ressaltou Daniel Oliveira, engenheiro da secretaria municipal de Gestão e Planejamento.

A sugestão apontada foi a de que se faça uma solicitação de custeio de verbas do fundo gerido pelo Conselho de Gestão Compartilhada para o projeto de levantamento técnico. Segundo Faro, o conselho tem reunião agendada para fevereiro do ano que vem, contudo podem fazer uma solicitação de um encontro extraordinário antes desta data. “Quero parabenizar o vereador Talis e os moradores que instigaram essa reunião. Vamos tentar, sim, resolver esta questão”, salientou o engenheiro.