Crescimento do uso de drogas e álcool por adolescentes é tema de reunião na Câmara

por adm publicado 19/07/2023 16h22, última modificação 19/07/2023 16h22

Brigada Militar, Guarda Municipal, Conselheiros Tutelares e membros das Secretarias da Saúde, da Educação e da Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, além do vice-presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), foram convidados pelo presidente da Casa Legislativa, Felipe Kinn, para debater alternativas de prevenção e também soluções para o problema do consumo frequente de álcool e drogas por jovens em nosso município.

A reunião foi organizada em virtude de uma denúncia recebida pelo Ministério Público em que relata sobre a concentração de adolescentes em espaços públicos consumindo entorpecentes juntamente com bebidas alcoólicas.

A praça Leonel de Moura Brizola, localizada junto a rua Santos Dumont, e também a Estação da Cultura, foram dois pontos citados na denúncia. Os Conselheiros Tutelares Marcelo Claro e Lucianita Menezes, afirmam que são muitas as reclamações que chegam no órgão, e que muitas vezes não podem atuar pois foge das atribuições dos conselheiros: “Em diversas ocasiões somos acionados para fiscalizar estabelecimentos que vendem bebidas para menores ou mesmo situações de roubos efetuados por adolescentes infratores sob o efeito dessas drogas, o que não é nosso papel” – afirma Lucianita Menezes.

A assessora especial da Secretaria de Educação, Riviane Bühler, ressaltou o trabalho contínuo das instituições de ensino municipais em conter o avanço das drogas e do álcool em meio aos jovens, mas afirma que é necessária uma força conjunta, de diversos setores da sociedade para obter melhores resultados. O vice-presidente do COMAD, Nelson Lopes, que também atua no Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo), indicou que uma das saídas seria a retomada das atividades do Conselho Antidrogas, inativo desde o advento da pandemia. Carliane Pinheiro, diretora de assistência social, acompanhou esse raciocínio e acrescentou que “existe uma rede municipal voltada para a saúde pública e assistência social que pode colaborar muito no enfrentamento da problemática”.

Cesar Fernando Gaertner, chefe do policiamento militar montenegrino, destacou o trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que só neste ano já formou 330 alunos em oito escolas municipais. Já Airton dos Santos, coordenador da Guarda Municipal, falou sobre o projeto de instalação de câmeras em todas as escolas de Montenegro, bem como alarmes e botões de pânico. Além disso, as principais praças e espaços públicos também receberão videomonitoramento, como parte do plano de cercamento eletrônico do município, com câmeras identificadoras de placas de automóveis.

Ao final da reunião, ficou definida uma data para outro encontro, a ocorrer no dia 13 de setembro próximo, com o intuito de formar o então Comitê de enfrentamento ao uso de drogas e álcool por jovens e adolescentes no município de Montenegro.