Defender uma bandeira de trabalho: proposta dos Mirins para 2020

por adm publicado 12/02/2020 14h48, última modificação 12/02/2020 14h48
A Câmara de Montenegro, objetivando manter sempre atualizado o Programa “A Câmara Mirim”, apresentou aos participantes na primeira sessão de 2020, dia 11 de fevereiro, uma sugestão de mudança nos rituais.
Defender uma bandeira de trabalho: proposta dos Mirins para 2020

Vereadores Mirins - 2020

O servidor do Legislativo, Tiago Goulart, que há anos acompanha o trabalho, reuniu-se com os “Jovens Vereadores”, antes da sessão, e explicou que o projeto passou por algumas modificações.

Entre as mais significativas: a cada sessão haverá um novo secretário na mesa diretora, diferente da Câmara tradicional (o mandato é de um ano). E os encontros de 2020 serão marcados pela enfática defesa de uma bandeira, um eixo de trabalho. A mesa diretora foi composta pelo presidente Gabriel Nunes Knorst e a vice, Lilia Maria de Borba Dewes. O conjunto dos vereadores mirins sugeriu como pauta a possibilidade de abraçar o Parque Centenário, como uma causa. O jovem Brian Agostinho secretariou a primeira sessão Mirim.

O vereador Joel Kerber (Progressistas), da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara, deu as boas-vindas aos Mirins/2020. Colocou a CCDH à disposição e convidou os jovens para assistirem as Sessões Ordinárias, quintas à noite.

Ainda se ambientando, os Mirins não utilizaram a tribuna. Anteriormente, o servidor havia explicado que eles poderão usar as mesmas ferramentas dos Vereadores adultos, como Pedidos de Providências, de Informações, Requerimentos. Inclusive, sugerir a confecção de um projeto de lei. Goulart adiantou: outra novidade serão as visitas dos Mirins a outros Poderes e entidades.

Finalizando, definido o tema da primeira palestra no início da próxima sessão, em março: “diversidade e direitos das crianças e adolescentes”.