Demandas dos agentes comunitários de saúde são debatidas em reunião

por adm publicado 02/04/2025 09h21, última modificação 02/04/2025 09h21

Na tarde dessa segunda-feira (31), uma reunião proposta pela vereadora Josi Paz discutiu as demandas dos agentes comunitários de saúde. O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde, incluindo a secretária Andreia Coitinho, o gerente de contratos e projetos, Sílvio Kael, o secretário da Fazenda, Antonio Filla, e o Procurador Geral do Município, Alexandre Muniz de Moura, além da vereadora Clau Eberhardt. Uma equipe do Sistema de Atenção Primária do Ministério da Saúde também participou do encontro.

Os agentes comunitários trouxeram questões importantes, como os repasses financeiros do Ministério da Saúde, que atualmente são de dois salários mínimos por agente,totalizando R$160.908,00 mensais para os 47 agentes ativos no município. Também foi debatida a possibilidade de auxílio para deslocamento no interior, onde as distâncias entre as residências são maiores e os custos de transporte recaem sobre os próprios profissionais.

A vereadora Josi Paz destacou a importância do trabalho dos agentes e a necessidade de valorização da categoria, enquanto a Secretaria de Saúde reforçou que está revisando o mapeamento das áreas de atendimento para melhor distribuição dos profissionais. O secretário municipal da Fazenda explicou que recursos extras repassados pelo Ministério da Saúde podem ser utilizados para benefícios como equipamentos, uniformes e qualificação, mas não como um 14º salário. Esta complementação, feita geralmente no final do ano, tem caráter de incentivo, tem sido utilizada para a equipe.

A reunião foi produtiva, com compromissos assumidos para estudar a ampliação do quadro de agentes e avaliar alternativas para melhorar as condições de trabalho, especialmente no interior. Diante da reclamação de alguns agentes sobre a necessidade de deslocamento até uma UBS para digitar os cadastros realizados, a secretária de saúde do município destacou que tablets foram adquiridos, e em breve serão entregues aos profissionais para facilitar a tarefa.