Dia de Doar: projeto de lei é aprovado em plenário

por adm publicado 01/04/2022 11h53, última modificação 01/04/2022 11h53

Com o objetivo de promover e mobilizar a população de Montenegro para ser mais solidária e generosa, a partir deste ano fica instituído o Dia de Doar. Aprovado, de forma unânime, na noite desta quinta-feira, 31, o projeto de Lei do Legislativo 16/2022 que institui que a data vai ocorrer sempre nas terças-feiras logo depois do Dia Nacional de Ações de Graças, comemorado anualmente no dia 31 de novembro. A votação aconteceu na sessão ordinária realizada no Plenário Edgar de Oliveira.

O projeto é uma indicação do gabinete do vereador e presidente do Legislativo, Talis Ferreira (PP). “A ideia é mobilizar população, empresas, entidades e governo municipal para que, de forma voluntária, façam as doações. Seja em forma de oferta de prestação de serviços dos profissionais liberais ou produtos dos mais diversos segmentos, em especial nessa data, mas também se estendendo por todo ano”, ressaltou Talis.

Um dos objetivos é incentivar a ajuda e a empatia ao próximo com a criação de um dia específico para doações. Mas, isso não quer dizer que nos demais dias do ano as pessoas não possam doar. A mobilização, nesta data, vai orientar a população, apoiadores e doadores a respeito deste assunto, tão importante nos dias atuais. “Doar é um ato de amor ao próximo que humaniza e enobrece o ser humano” frisou o vereador.

A expectativa, com a implantação do projeto de lei, é que as pessoas sejam estimuladas, na cidade, a realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade.

Fique por dentro - O dia de doar já acontece há alguns anos no mundo e conta com a adesão de mais de 20 países, incluindo o Brasil. O principal objetivo da ação é mobilizar a todos: indivíduos, entidades, empresas, famílias, estudantes, escolas, igrejas e governo, para tornar a cidade mais generosa e solidária, em especial, com as organizações da sociedade civil. No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos.