Diretor Regional dos Correios atende comitiva e promete empenho
O encontro na capital na tarde de quinta-feira (16) teve o propósito de melhorar as condições de trabalho na agência local e solicitar mudanças na modalidade de entrega, buscando diminuir o atraso na entrega das correspondências. Antes de a comitiva começar a falar Sônia Mengue, assessora do Diretor Regional, os interrompeu taxativa: “contratações de pessoal não irão ocorrer este ano. Devido à falta de pessoal, estão sendo buscadas alternativas, como a implantação da Distribuição Domiciliar Alternada (DDA)”. Acrescentou que, em função da crise que a empresa atravessa é preciso haver a colaboração de todos, fazendo referência aos profissionais que atuam nos Correios.
De imediato, Evandro Leonir da Silva (SINTECT) e Adelson Lima da Silva Andrade fizeram o contraditório, quanto à eficiência do sistema DDA. Segundo eles, o procedimento adotado em novembro fez com que o perímetro de entrega aumentasse, ampliando o distrito em mais um território e dividindo-o entre “lado A e B”, além do fato de que a carga dobrou todos os dias, dificultando ainda mais as condições de entrega.
A comitiva pediu que o Diretor revisse o sistema adotado em Montenegro e o retorno ao processo anterior de entrega. Também cobraram que não mais seja emprestado o pessoal do CDD de Montenegro para outras cidades. “Isto aumenta a sobrecarga e piora a situação dos trabalhadores e da unidade de Montenegro”, aponta Silva. Ainda na lista de cobranças, os Vereadores Von e Paz pediram atenção especial quanto à manutenção de veículos (carros, motos e bicicletas). “A gente tomou conhecimento, através de informações dos funcionários dos Correios, que isso não está ocorrendo”, disseram Von e Josi.
O Vereador Von ainda alertou que está próximo o momento da entrega do carnê de IPTU no município, o que preocupa muito a comunidade, uma vez que existe data para o pagamento da Cota Única, além da constatação de que os Correios estariam atrasando a entrega de várias correspondências, devido aos pontos salientados. Fechando a lista de problemas, foi falado sobre uma rampa de carga e descarga com peso superior a 200 kg, que está sendo manuseada manualmente, colocando os trabalhadores em risco. Neste momento, o Diretor Regional Jorge Luiz Andrade interrompeu a reunião, saiu da sala e trouxe um profissional para tomar conhecimento do problema, ordenando: “quero urgência em sua solução”.
Ponderado, o Diretor Oliveira entendeu todas as demandas, se disse parceiro da comitiva e que alguns pontos devem avançar, como a manutenção dos veículos e a plataforma. Quanto à mudança no sistema de entrega e o fim da cedência de pessoal para outras agências, seriam decisões que precisam ser tomadas pela administração central, em Brasília. “Assumo o compromisso de encaminhar todas as solicitações e de trazer, em uma nova reunião, respostas concretas”, finalizou. Juntamente com o Diretor participaram do encontro, pela EBCT, Adriano Silva Amaro, Sônia Mengue e Marcos Nunes Calixto.