Educação no trânsito: Presidente do Legislativo cobra ações efetivas para inibir infrações perto das escolas

por adm publicado 13/05/2022 12h13, última modificação 13/05/2022 12h13

Quem transita próximo das escolas de Montenegro, perto dos horários de entrada e saída, vê com preocupação a situação causada pelos veículos ao estacionarem em local proibido ou, ainda, não respeitarem as faixas de pedestres. Essa inquietude chegou ao conhecimento do vereador e presidente do Legislativo Talis Ferreira (PP), que solicitou uma reunião com a Brigada Militar, SMEC, 2ª CRE e Guarda Municipal. O objetivo era cobrar destes órgãos ações que possam ser realizadas para coibir as irregularidades no trânsito, muitas vezes praticados por pais ou responsáveis pelo transporte dos estudantes. “O que mais me preocupa e, por isso, pedi essa reunião, é que precisamos cobrar ações efetivas em relação ao trânsito nas proximidades das nossas escolas. Precisamos cuidar da segurança dos nossos alunos”, destacou Talis.

Os problemas maiores, hoje, estão concentrados nas proximidades de três escolas, na Jorge Guilherme Moojen, Cinco de Maio e na José Pedro Steigleder. De acordo com o tenente da Brigada Militar Maximiliano Ávila a corporação tem uma patrulha escolar que atua junto ao PROERD. “Vamos pedir aos dois soldados, responsáveis pelas ações do PROERD, que nos ajudem a criar e implantar ações voltadas aos cuidados no trânsito, mas adianto que estamos trabalhando com ações preventivas já”, ressaltou Ávila.

Além destes educandários a EMEF Walter Belian também tem problemas, mas mais em função da falta de atenção dos pais ao estacionarem na frente da escola. “Ali nós mudados a forma de estacionar. Os pais podem parar na faixa amarela mas não podem ficar ali por muito tempo, que é o que vem ocorrendo”, frisou Paulo TennPass Jr.

A ideia, agora, é trabalhar na base. Ou seja, atuar junto às crianças para que, a partir delas, pais e responsáveis que fazem o transporte delas estejam mais conscientes em relação ao trânsito, principalmente na frente das escolas. Também deve ser discutida a implantação de elevadas próximo aos educandários. “Pode ser que assim, os motoristas passem nestes locais com velocidade reduzida”, frisou Talis.

A Guarda Municipal também vai entrar como parceira para a distribuição de panfletos educativos entre os estudantes e criar espaços, dentro das escolas, que possa ser trabalhada a educação no trânsito.