Eliminar papel e transmitir ao vivo: servidores buscam modelos

por adm publicado 25/02/2019 15h08, última modificação 20/02/2020 14h57
Vanguarda no planeta, a tendência de reduzir ou até eliminar o uso do papel em órgãos públicos, está tendo forte apoio por parte da Câmara de Vereadores de Montenegro.
Eliminar papel e transmitir ao vivo: servidores buscam modelos

Weber, Francisco, Kaél e Susin

Depois de ter sido notícia como bom exemplo de transparência na internet, conquistando o Selo de Transparência conferido pelo Tribunal de Contas do Estado, o Legislativo continua em evolução.
A proposta agora, com o apoio da Mesa Diretora: Cristiano Braatz – Von, Juarez da Silva, Talis Ferreira e Valdeci Alves de Castro, é mais audaciosa: dar início ao processo de eliminação do uso de papel no Legislativo, e transmitir, pelo site, as sessões e audiências públicas. Para buscar maiores subsídios, o Diretor Legislativo André Susin e o Assessor de Comunicação Sílvio Kaél, foram verificar o case de sucesso da Câmara de Itapoá, em Santa Catarina.
A parceria com Itapoá nasceu no encontro de Tecnologia em Brasília, promovido pelo programa Interlegis, do Senado Federal. Os servidores montenegrinos foram recebidos, na última quarta-feira, pelo chefe do Setor de Tecnologia, Francisco Xavier Soares Filho, o presidente da Câmara, Geraldo Rene Behlau Weber, o secretário da Mesa, Thomaz Willian Palma Sohn, e o ex-presidente, Jonecir Soares.
Numa total demonstração de espírito colaborativo, Francisco Xavier relatou toda a construção desde o seu início, até chegar aos patamares atuais com a transmissão ao vivo, usando um processo cem por cento digital. O mais interessante foi a constatação de que há um custo muito baixo para a realização destas etapas, sendo necessário, no início, investir em equipamentos e, posteriormente, na preparação dos servidores.
Kaél e Susin saíram satisfeitos com a disponibilidade do pessoal de Itapoá, que irão auxiliar nesta nova etapa. “Nós recebemos as principais informações nesta visita, e houve a disponibilidade de que o técnico Francisco irá nos dar suporte, caso tenhamos alguma dificuldade”, acrescenta Susin.
Sílvio observa que a transmissão ao vivo com qualidade é mais uma etapa do processo de aproximação com a comunidade. “Temos nosso site, estamos super inseridos nas redes sociais, e a transmissão de qualidade irá permitir que os cidadãos acompanhem de casa as sessões da Câmara”, pontua Kaél.
A ideia dos servidores é, vencidas etapas burocráticas, colocar em funcionamento a transmissão ao vivo e ainda o painel digital de votação, para que os presentes à sessão e as pessoas entendam como acontece cada votação realizada em plenário.