Em estudos, alteração na lei para incluir Autistas no prioritário

por mon — publicado 22/09/2017 11h25, última modificação 12/06/2020 15h38
Pessoas com autismo também teriam o benefício do atendimento prioritário, nas filas. O grupo que estuda a alteração da Lei 3.221/97 reuniu-se na manhã de sexta (22), na Câmara. A proposta é incluir este público entre os beneficiados, tendo inclusive um símbolo para facilitar a sua identificação.

Lideram a iniciativa os vereadores Juarez da Silva (PTB) , Josi Paz (PSB e o presidente  Neri de Mello Pena (PTB) - “Cabelo”.  Para detalhar a proposta, que requer uma alteração da Lei original, o grupo conta com o auxílio da APAE. A diretora da entidade fez várias considerações, que serão incluídas. Margarida Azevedo, mãe de autista, propôs que fosse criada uma carteira de identificação, produzida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o Vereador Juarez da Silva, que coordenou a reunião, o objetivo é alterar a lei, trazendo-a para a realidade atual. “Inclusive, nosso objetivo é o de que seja incluído nas placas de aviso de atendimento prioritário, nos Bancos, o símbolo do autismo”, acrescenta.
A Lei hoje estabelece prioridade de atendimento em todas as repartições públicas do município e estabelecimentos bancários, ás pessoas idosas, às portadoras de deficiência física, gestantes e senhoras com crianças de colo, ou que apresente alguma enfermidade ou deficiência (física ou mental).
Ficou acordado no final da reunião que serão incluídas todas as alterações, e enviadas para a direção da APAE, a qual fará uma nova análise. Posteriormente, os Vereadores irão até a Escola, para um último encontro antes da apresentação final da alteração na Lei, ou até mesmo da confecção de uma nova.