Embarque e Desembarque de estudantes na frente de escolas geram problemas em Montenegro

por adm publicado 06/04/2022 14h07, última modificação 06/04/2022 14h07

O desembarque e embarque de estudantes da rede municipal de ensino de Montenegro, que utilizam o transporte escolar, vêm enfrentando dificuldades de acesso aos educandários. Transportadores que atuam nos itinerários e atendem os turnos manhã e tarde das escolas reclamam dos problemas para estacionar, dos locais, que são privativos a eles, porém pais também estacionam e das filas duplas de condutores de carros. “Essa dificuldade que temos é geral, não apenas em uma ou outra escola. Na EMEF Walter Belian temos um estacionamento que atende as nossas necessidades, mas em outros educandários não. Ainda assim, temos pais que não respeitam os locais privativos às transportadoras”, destacou Marcelo Torres, que faz o transporte de alunos da rede de ensino de Montenegro.

A situação chegou ao conhecimento da Câmara de Vereadores e, por solicitação do gabinete da vereadora Camila de Oliveira (Republicanos), também aprovada pelos demais legisladores em sessão ordinária, foi realizada uma reunião para discutir o assunto. “Sabemos que há dificuldade para estacionar em algumas escolas da nossa cidade e, por isso, precisamos encontrar uma forma deste procedimento ser feito com segurança para nossos alunos”, ressaltou a vereadora.

Durante a reunião foi levantada a situação, com o diretor de trânsito do município, Paulo Tennpass Júnior, sobre uma maior fiscalização em horários de entrada e saída dos alunos. “A Guarda Municipal não tem poder de polícia, então não podemos multar motoristas que cometem infrações. Sejam pais de alunos ou motoristas de vans escolares. Já chegaram denúncias para mim, mas não podemos atuar porque a legislação não nos permite”, destacou. Ele comentou ainda que, mesmo com a presença da GM, os motoristas não se sentem inibidos em cometer crimes de trânsito.

A faixa amarela, por exemplo, foi citada para motoristas que apenas largam os estudantes de forma mais rápida, mas não estacionam. Diferente do que vem ocorrendo na maioria das cercanias das escolas. “Além disso, vemos muita fila dupla, o que não pode acontecer”, ressaltou Tennpass Jr.

Alteração de horários na entrada e saída das escolas - Além da questão do estacionamento foi levantada a possibilidade de alteração do horário de abertura das escolas. Ao invés de 15 minutos antes do sinal de entrada um pouco mais cedo. “Na Walter abrimos sempre às 07h15m e 12h45, não temos como abrir antes para receber os estudantes que vêm de van por que não temos funcionários para isso. Temos professores e funcionários que estão na escola neste período, mas em intervalo. Não podemos pedir a eles que façam isso se não estão em horário de trabalho”, frisou a vice-diretora Betina Hörlle.

A escola atende cerca de 820 alunos divididos em dois turnos. Segundo Betina, são duas pessoas que abrem a escola e, por isso, chegam mais cedo. No entanto são 410 crianças e adolescentes para dois profissionais cuidarem. Foi sugerido que a escola tenha monitores, contudo o processo de contratação ainda é pensando para atender alunos com limitações e com TEA. “É nosso interesse ter este auxiliar nas entradas e saídas das escolas, mas nossa prioridade no momento são estudantes que realmente precisam deste apoio”, comentou a secretária de Educação de Montenegro, Ciglia da Silveira.

Por enquanto, a única alteração que vai ser estudada, na intenção de diminuir o fluxo de vans escolares em estacionamentos, é a autorização para que os transportadores tenham acesso às escolas para pegar alunos com necessidades especiais antes do horário de maior fluxo de saída dos demais estudantes.