Emendas Impositivas para a Saúde: compra de unidade móvel pode ter a colaboração dos vereadores

por adm publicado 22/11/2022 16h10, última modificação 24/11/2022 11h42
Unidade móvel de saúde pode atender o interior de Montenegro facilitando o acesso a serviçosde saúde para aqueles moradores

Assim como aconteceu no fim do ano passado, com a criação da emenda à Lei Orgânica nº 36 que permitiu aos vereadores terem 1,2% da receita líquida do município, os parlamentares já estão discutindo a destinação das emendas para o ano de 2023. Cada vereadores tem, dentro das emendas, R$367.300,00. Dentro deste montante R$183.500,00 já são destinados para saúde. Os outros 50% podem ser distribuídos entre outros assuntos como educação, segurança ou agricultura. “Nós sabemos que a saúde já tem metade do valor, mas as demandas são muitas e precisamos olhar para o interior do nosso município. Nestes locais há uma necessidade de uma unidade móvel de saúde, que possa atender estas comunidades”, destacou o vereador Sergio Souza (PSB), durante a segunda parte da reunião da Comissão Geral de Pareceres em que também foi ouvida a secretária municipal da Saúde, Andréia Coitinho da Costa.

Um dos objetivos do parlamentar foi sensibilizar os demais colegas de parlamento a, também, colaborarem com parte de suas emendas para que o Executivo Municipal possa fazer a compra deste veículo. “Precisamos de uma unidade móvel de saúde, sim. E se ela puder vir com uma maca ginecológica seria ideal. Desta forma de atendermos as mulheres que estão no nosso interior”, destacou Andreia.

Hoje a secretaria municipal da Saúde conta com uma unidade móvel de saúde. No entanto, o veículo está bastante danificado. Ela deveria atender 22 localidades do interior de Montenegro funcionando como um posto de saúde volante. O projeto de aquisição do veículo, apresentado pelo vereador Sérgio, é um planejamento do governo Zanatta.