Emendas impositivas: saúde deve ser um dos setores mais atendidos por emendas impositivas

por adm publicado 02/12/2021 09h58, última modificação 02/12/2021 09h58
Os valores, divididos de forma igualitária para cada um dos dez legisladores da Câmara de Vereadores de Montenegro, estão dotados em R$ 248.100,00, com execução no orçamento de 2022

A saúde deve receber, além dos valores obrigatórios dentro das emendas impositivas do Orçamento Municipal, boa parte dos recursos financeiros que estão sendo divididos entre os vereadores.

A compra de veículos, renovando desta forma a frota da secretaria municipal da Saúde, foi um dos setores apontados para o uso da emenda impositiva como solicita o vereador Valdeci Alves de Castro (Republicanos). Ele solicitou a aquisição de veículos de cinco lugares que possam ser utilizados para a assistência médica da população do meio rural de Montenegro. Evitando que estas pessoas necessitem se deslocar até o centro da cidade para consultas médicas ambulatoriais.

Assim como o legislador Sérgio Souza, que indicou o uso total do valor da emenda impositiva para a compra de um veículo de 16 lugares para o transporte de pacientes que utilizam o setor de remoções do município para consultas em outras cidades da região, como Porto Alegre.

Já o vereador Ari Müller (PP) fez a solicitação de uso da metade dos R$ 248.200,00, para a aquisição dos chips anticoncepcionais Implanon, tendo em vista um acordo previamente firmado com o Executivo para a compra destes materiais. E, a outra parte para a atenção especializada e ambulatorial na SMS.

A vereadora Ana Paula Machado (PTB) destinou R$ 124.100,00 para os atendimentos realizados na atenção especializada e ambulatorial na secretaria da Saúde. Assim como a vereadora Camila de Oliveira. Ela solicitou que o montante seja utilizado nos serviços de atenção básica e ambulatorial, que crie um vínculo de atendimento entre a população e os profissionais da saúde visando o fortalecimento e autocuidado destes pacientes.

O presidente do Legislativo, Juarez Vieira da Silva (PTB), fez a destinação parte do valor para a reforma do Posto de Saúde na localidade de Porto Garibaldi, como cobertura, aberturas, revestimento cerâmico, pintura, parte elétrica e hidráulica.

O legislador Felipe Kinn (MDB) solicitou a compra, através de parte do valor da emenda impositiva da compra de equipamentos ortopédicos, para a criação de um banco ortopédico, com cadeiras de rodas, muletas e camas hospitalares.