Escola no Centenário e Galpão de Reciclagem: projetos aprovados na Câmara
Na Mensagem Justificativa, consta que a Prefeitura assinou o Termo de Compromisso PAC 2 09341/2014 com o FNDE/MEC, para a construção da Escola. Ficará na Rua Vereador João Vicente, esquina com a Rua Simões Lopes Neto, tendo quatro salas de aula, para o atendimento de aproximadamente sessenta crianças, em turno integral.
O Prefeito Luiz Américo Alves Aldana (PSB) lembra que a maioria dos moradores do Bairro Centenário é de classe popular, tendo os pais que trabalhar para o seu sustento. “As famílias residentes nesse Bairro precisam levar seus filhos para outras escolas próximas, inclusive, para os Bairros Panorama e Santo Antônio, necessitando atravessar a RS 240, uma rodovia de grande fluxo de veículos”, acrescenta.
Também aprovado na Câmara o projeto que prevê a abertura de crédito especial de R$320.982,40, para construção do Galpão de Reciclagem e Triagem de Resíduos Sólidos. “Vamos fazer o refeitório em local adequado e no prédio haverá um banheiro com acessibilidade”, explicou aos Vereadores a Arquiteta Karina Daudt, da SMOP, quando o projeto foi discutido na CGP.
Grande parte do recurso investido (R$ 250.000,00) é de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Dionilso Marcon (PT). O restante, contrapartida do Município.
Conforme Ubirajara Pires, administrador do Aterro Sanitário explicou aos Vereadores na CGP, o Galpão de Reciclagem de Potreiro Grande conta atualmente com Cooperativa funcionando com 22 recicladores. Entre as dificuldades a falta deste espaço, que será construído para estocagem e materiais exclusivamente limpos, como cobre e vidros dos mais diferentes tipos.