Eventos tradicionalistas: Câmara realiza reunião para discutir festividades deste ano

por adm publicado 12/05/2022 10h06, última modificação 12/05/2022 10h06
Os eventos tradicionalistas que acontecem em setembro, alusivos à Semana Farroupilha, foram tema de uma reunião realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 11.Um dos objetivos foi discutir a realização dos eventos campeiros e artísticos a serem realizados neste ano.

Os eventos tradicionalistas que acontecem em setembro, alusivos à Semana Farroupilha, foram tema de uma reunião realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 11. O encontro foi solicitado pelo gabinete do vereador Paulo Azeredo (PDT) e aprovado pelos demais legisladores. Um dos objetivos foi discutir a realização dos eventos campeiros e artísticos a serem realizados neste ano. “Eu quero somar para que as coisas aconteçam. Precisamos construir alternativas para que estes eventos também ocorram em Montenegro assim como em outros municípios da região”, destacou o vereador Paulo Azeredo.

Durante o encontro, que contou com a participação de Mara Ribeiro e Lisandra Machado, do Departamento de Cultura de Montenegro, Ernesto Kasper, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Moraes, do CTG Estância de Montenegro e Luís Valdir Alves, do Grupo de Arte e Tradição Gaúcha Vinte de Setembro, foram discutidas – também – a criação de parcerias público-privadas para a realização de rodeios e o apoio cultural da Prefeitura de Montenegro. “Nós temos uma emenda impositiva de um dos vereadores, no valor de R$ 45 mil voltados para as apresentações artísticas. Para participar, estes grupos precisam estar com toda a documentação em dia. Ainda não temos nada para a campeira, mas vamos trabalhar para que também possamos ter esta parte”, frisou Lisandra Machado.

Para a parte campeira foi levantada a sugestão de uma parceria com o Clube Grêmio Gaúcho que dispõe de um espaço para a realização de rodeios. Também foi discutida a realização do desfile tradicionalista no dia 20 de setembro. Neste caso, específico, a prefeitura através da SMDR vem trabalhando em uma parceria com o CIS-CAÍ para a contratação de uma empresa que vai fornecer um médico veterinário que vai fazer os exames nos animais. “Este técnico vai fazer a coleta de sangue para que todos os animais possam participar do desfile. Já o valor do exame, pós-coleta, vai ficar a cargo do dono do cavalo”, ressaltou Ernesto Kasper. Já sobre a sonorização do desfile existe um processo de licitação em andamento para que ele seja concluído até agosto.

Além das discussões, que envolvem a semana farroupilha deste ano, por sugestão do Departamento de Cultura, vai ser trabalhada a criação de um grupo de trabalho que possa, ainda neste ano, começar a pensar e a colocar no papel ideias de projetos para a realização da semana farroupilha do ano que vem. Esse tema também vai ser discutido em um novo encontro que deve acontecer nas próximas semanas no Legislativo.