HM será referência para cirurgia de alta complexidade em traumatologia

por adm publicado 26/06/2019 16h43, última modificação 26/06/2019 16h43
A mobilização coletiva de lideranças políticas ocorrida na última reunião de trabalho da Associação dos Prefeitos do Vale do Caí, para tornar o Hospital Montenegro (HM) referência em atendimento de alta complexidade nas áreas de traumatologia e neurologia, teve uma nova etapa na manhã de quarta-feira, 26 de junho.

Comitiva composta pelo presidente da Câmara de Montenegro, Cristiano Braatz - Von, secretária da Saúde de Montenegro, Loreni Cristina Reinheimer, Secretário Executivo da AMVARC, Sérgio Moraes, secretários de Saúde da região e o diretor do Hospital Montenegro, Carlos Batista da Silveira, participou de reunião técnica com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar, Lisiane Wasem Fagundes, e profissionais da Coordenadoria do Estado (DAHA). Em pauta, a habilitação do Hospital Montenegro como referência para a região, no atendimento de traumatologia e neurologia.
Atualmente, toda região do Vale do Caí recebe atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na alta complexidade de Traumatologia e Neurologia, em Canoas. O trabalho é para que o Hospital Montenegro se torne esta referência.
A diretora da DAHA Lisiane Fagundes, na abertura dos trabalhos, explicou as etapas que precisam ser vencidas para transferir o teto financeiro dos pacientes atendidos hoje em Canoas para o HM, em Montenegro. Na sequência lembrou que, vencido as etapas no Estado, é preciso aprovação junto ao Ministério da Saúde, que vai autorizar esta transferência de teto.
O diretor do HM, Carlos Batista da Silveira, disse que a documentação por parte do Hospital está em andamento. Lisiane adiantou que o processo deve ser tranquilo junto ao Ministério, já que se trata de transferência de teto de um município para outro.
O estudo da Secretaria do Estado para referência no atendimento de traumatologia no Hospital Montenegro indica que a região que será abrangida totaliza em torno de 177 mil habitantes, sendo atendidos os municípios do Vale do Caí, Triunfo e Tabaí. Batista citou que estas cidades já são atendidas em outros serviços prestados pelo Hospital.
Demonstrando empenho em transformar o desejo da região em realidade, a secretária Arita Bergmann foi sendo objetiva nas etapas. Ela já tratou do assunto com Canoas, que é uma das ações dentro do processo. “No que depender de nós, esta transferência de teto vai acontecer”, afirmou. Avançando, Arita passou para a questão dos custos e atendimentos. Devem ser abertos oito leitos no HM para atender especificamente essa área da alta complexidade, sendo realizadas 27 cirurgias/mês, num total de 320 por ano. Destas 8% devem ser destinadas para a alta complexidade e as demais para média complexidade. O repasse previsto para o novo serviço é de R$ 600 mil ano.
Arita Bergmann convidou o presidente da Câmara para se pronunciar. Cristiano Braatz - Von elogiou o empenho da AMVARC, através do seu presidente Oregino Francisco, e também a dedicação de Arita Bergmann para o pleito da região. “Reuniões com a senhora sempre são pragmáticas e produtivas”, acrescentou. O vereador entende que é um verdadeiro avanço para Montenegro e região o atendimento de alta complexidade no Hospital Montenegro, que está preparado. “É um ganho não só para o paciente que vai ser atendido perto da sua casa, mas também para os familiares que o acompanham”, completa Von.
Ainda na mesma reunião, outra boa notícia é a possiblidade do Consórcio Cis/ Caí passar a comprar exames do Hospital Montenegro. A secretária Arita já orientou os técnicos, para viabilizar.