Internauta agora pode visualizar todas as leis de Montenegro no site da Câmara

por mon — publicado 21/03/2014 14h27, última modificação 07/03/2016 11h56
Todas as leis de Montenegro desde a primeira, de oito de abril de 1936, à última sancionada até este momento (5887, de 20 de janeiro de 2014) agora têm seu texto integral disponível para consulta na internet.

É a nova ferramenta do site da Câmara (Leis Digitalizadas), apresentada à imprensa e Vereadores sexta-feira (21), durante um café da manhã.

Com a presidência do Vereador Renato Kranz (PMDB), o evento foi coordenado pelo Assessor de Comunicação Sílvio Kaél, que demonstrou as funcionalidades do site juntamente com o servidor André Susin, explicando-as passo-a-passo.  Para tornar possível a disponibilização na internet do conjunto de leis, tanto de autoria do Executivo como do Legislativo, a primeira ação foi digitalizar as mais antigas, caso da número Um, manuscrita, prática de transcrição que vigorou muitos anos até ser substituída pela datilografia e pela atual, impressa.
    O trabalho de digitalização ocorreu na Corag, envolvendo cuidadoso manuseio de volumes antigos, para minimizar os efeitos de sua deterioração ao longo dos anos. Foi realizado em curto período, graças ao uso de modernos equipamentos. Para a consulta, que pode ser feita por qualquer pessoa, primeiramente se deve clicar em “Leis Digitalizadas”, no lado esquerdo da página inicial do site.
    Abrirá a página “Índice de Leis – Pesquisa”, onde se digitará o assunto desejado. Por exemplo, se o tema for “Conselho Municipal de Educação”, automaticamente irá abrir uma página na qual estão relacionadas todas as legislações referentes ao órgão. A etapa seguinte é procurar o arquivo correspondente ao número da Lei pesquisada. Por fim, baixar o arquivo que contém o conjunto das leis e selecionar apenas a Lei desejada, que poderá ser impressa ou apenas visualizada.

Disponibilização do conjunto de leis