Internet 5G: Montenegro dá os primeiros passos para receber a tecnologia

por adm publicado 07/11/2022 15h40, última modificação 07/11/2022 15h46

Seguindo o mesmo caminho que a capital, Porto Alegre, a cidade de Montenegro começa a dar os primeiros passos na implantação da internet 5G no município. Por solicitação do vereador Gustavo Oliveira (PP), foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores com a presença de representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro Pareci Novo, do Executivo, Patram e Condema. “Todo este processo é muito novo para nós e precisamos discutir ações que possam nos ajudar a estar prontos quando a tecnologia 5G for, finalmente, implantada. Estaremos um passo à frente caso façamos isto, em relação a outros municípios gaúchos”, frisou o vereador Gustavo.

A tecnologia 5G tem como objetivo aumentar a frequência e a velocidade da internet além de possibilitar que mais dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo sem que haja oscilação da internet. Mas para que seja implantada ela precisa de mais antenas, que são espalhadas pela cidade, assim entregam mais qualidade ao usuário. “Ela veio como uma evolução do 2G, 3G e 4G. Precisamos fazer essa implantação e termos isso pronto porque com ela podemos atrair mais investimentos para a cidade”, ressaltou Lucas Lopes, da ACI.

Como será em Montenegro

O município conta, hoje, com uma legislação bastante específica na área ambiental regida pela Lei 5.086/09. De acordo com ela há parâmetros que precisam ser observados para a implantação de quaisquer tecnologias. “Precisamos saber se este material, que transmite o sinal, possui algum sinal de radiação. Temos um limite técnico de distâncias entre escolas e hospitais, por exemplo, que precisa ser observado”, destacou Fernanda Kirts, diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, da secretaria municipal de Meio Ambiente de Montenegro.

De acordo com o vereador Gustavo vai ser estudada a possibilidade de sentar com o Executivo para ver esta Lei, qual a abrangência dela e o que pode ser feito para que Montenegro saia na frente, assim como vem acontecendo em Porto Alegre, para que possa implantar a tecnologia 5G e, desta forma, atrair mais empresas na área de TI para o município.