Josi homenageia “Tio Mário” com o nome da UBS de Muda Boi

por adm publicado 09/09/2019 13h59, última modificação 09/09/2019 13h59
A Unidade Básica de Saúde da localidade de Muda Boi passará a ser denominada “Tio Mário”, com a aprovação pela Câmara do Projeto de Lei 021/19, da Vereadora Maristela Josiane Paz (PSB).
Josi homenageia “Tio Mário” com o nome da UBS de Muda Boi

Josi autora do projeto

Conforme a autora foi a própria comunidade de Muda Boi que indicou esta denominação para a UBS, em homenagem a Manoel Valdemar Machado, conhecido carinhosamente como “Tio Mário”.

         “A fé, as rezas que atravessaram gerações, desde seu bisavô, e seu caminho verde de arruda com água fez com que toda uma comunidade nutrisse o carinho e o respeito por sua pessoa, independente de crença ou religião”, consta em seu currículo.

         Conforme Josi Paz, a nomeação da UBS como “Tio Mário” trata-se muito mais do que uma homenagem, mas um ato de esperança para todos aqueles que precisam de ajuda e que buscarão atendimento, independente de crença, para suas enfermidades, encontrando um conforto ao ver seu nome ali na placa da UBS daquela localidade.

         Em seu discurso, na votação do projeto, a vereadora comentou que numa de visitas diárias ao interior de Montenegro, conversando com famílias, verificando necessidades coletivas, se deparou com uma realidade: “o distanciamento dos poderes com relação às pessoas mais humildes, especialmente os afastados do centro urbano”.

         Disse que, na grande maioria das vezes, “quando lemos, ouvimos e tomamos conhecimento de homenagens para pessoas, através de projetos de lei, denominando nome de ruas, escolas, hospitais e postos de saúde são em sua maioria cidadãos com reconhecimentos na mídia, clubes sociais, entidades de classe”. Em função disso, “notei a dificuldade de encontrar homenagens a essas pessoas que muito contribuem para localidade onde estão inseridas”.

         A socialista mencionou ter sido chamada pela comunidade de Muda Boi para um bate-papo informal, “quando surgiu a sugestão de prestar homenagem a uma pessoa muito querida e conhecida nesta localidade. Um senhor simples, porém, de coração gigante que por mais de 40 anos, através da sua fé, recebeu e levou sua energia positiva através da benzedura para comunidade que o procurava”.

         Finalizando, disse que o depoimento das pessoas com quem conversou, “com lágrimas nos olhos, é suficiente para que esteja colocando em pauta para ser votado neste plenário, por nós, vereadores, esta merecida homenagem. Que possamos reconhecer mais “Tio Mários” que da sua maneira, através da fé, esteve por anos, voluntariamente, atendendo todos que o procuravam independente da classe social”.