Kranz promulga a Lei que institui o Dia da Literatura Montenegrina
O ato foi realizado na sala da presidência, contando com a participação dos escritores Gelson Weschenfelder, Djacyr Vieira Alves e José Francisco Vieira da Silva. A ação foi necessária porque o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) silenciou, deixando transcorrer o prazo para transformar o projeto em lei.
O Dia da Literatura Montenegrina será realizado anualmente no dia 30 de julho. Kranz declarou que a data deve ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, esperando que o Executivo a faça de imediato.
Explica que foi uma sugestão dos escritores montenegrinos e busca incentivar o hábito da leitura, proporcionar o conhecimento e a valorização de escritores e da literatura montenegrina, sobretudo no âmbito escolar. “Estou feliz em poder promulgar um projeto voltado ao fomento de atuais e futuros leitores e escritores”, acrescenta.
O dia 30 de julho foi escolhido em homenagem à Filomena de Oliveira Brandão (Dona Loló), professora, escritora e teatróloga nascida nesta data, em 1864 e autora de dois livros, primeira escritora montenegrina.