Legislativo discute o retorno de horários de ônibus no interior

por adm publicado 01/09/2021 15h08, última modificação 01/09/2021 15h08
Reunião, proposta pelo gabinete do vereador Sergio Souza (PSB) abordou os transtornos no transporte coletivo para quem mora em localidades interioranas de Montenegro
Legislativo discute o retorno de horários de ônibus no interior

Transtornos gerados pela falta de ônibus para as localidades interioranas é discutido na Câmara

Reclamações de moradores de Serra Velha ao vereador Sérgio de Souza (PSB), quanto à retirada da linha de ônibus no horário do meio-dia, que transportava o público em geral até à sede do município, passando a atender somente estudantes, motivaram reunião na Câmara, dia primeiro de setembro. “Ela (linha de ônibus) está fazendo muita falta, pois Serra Velha é a localidade mais distante da sede, sendo que muitas pessoas utilizam esta linha”, frisou o vereador. “O que poderia ser feito para melhorar, e quem autorizou a retirada deste horário?”, questiona, acrescentando que tem havido muitas reclamações de usuários de Muda Boi, pois se trata de uma linha muito utilizada por eles.

Outro caso apontado por Sérgio diz respeito a usuários de Vendinha. Os estudantes que saem da Escola na localidade às 18h15min não podem contar com o ônibus das 19hs para retornarem à Montenegro, pois o último horário é o das 17 h.

O Gerente da Vimsa comentou que o transporte público já vivia uma situação bastante difícil em todo o país antes da crise do coronavirus, registrando elevado déficit na arrecadação, o que, segundo ele, ficou escancarado durante a pandemia. Disse que os itinerários foram criados para atender à exigência de transporte dos estudantes, sendo que em certos dias não há alunos utilizando-os. “Havia 23 linhas de ônibus do interior, hoje são apenas quatro: Serra Velha, Porto Garibaldi, Santos Reis e Bom Jardim”, cita.

Respondendo ao vereador quanto às medidas da Administração para equacionar o problema, o Gerente de Contratos e Convênios Sílvio Kaél, inicialmente, ponderou que o transporte público vem se tornando praticamente inviável, pois se trata de um transporte solidário. Citou a oferta de passagens sem custo, lembrando que não existe gratuidade, pois este valor tem que ser arcado pelo conjunto dos usuários. Disse que a Administração, através da Secretaria da Fazenda e da Gerência de Contratos e Convênios, irá estudar a possibilidade de atender, dentro da legalidade, a solicitação da concessionária referente ao percentual de cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Como resultado do encontro, o de que o vereador irá encaminhar uma solicitação oficial à Diretoria de Trânsito para que, na linha de ônibus criada para atender a estudantes, seja concedida autorização do órgão para a concessionária realizar o transporte de passageiros em geral.