Levantamento indicará pontos em que não é preciso desligar a energia durante as enchentes
Moradores reclamam que o fornecimento de energia é interrompido, por medida de precaução, até mesmo nos pontos aonde a água não chegou, lhes causando transtornos. Um representante do Bairro Olaria disse, na reunião, que no mínimo 50 casas daquele local acabam ficando sem energia elétrica desnecessariamente, em épocas de cheias, pois estão situadas em pontos mais altos, aonde a água não chega.
O supervisor de obras e manutenção da RGE, Marcelo Flores Pereira, comentou que em muitos casos o desligamento ocorre devido à localização do transformador. De acordo com o supervisor, nas épocas de enchentes os técnicos ficam todo tempo atentos á subida das águas. Caso alguma casa estiver correndo risco toda rede é desligada, o que atinge também aquelas aonde a água ainda não chegou. Segundo ele, não há muito que fazer, pois se trata de uma forma de proteger o cliente.
Ao final o Secretário de Viação e Serviços Urbanos, Ricardo Endres, propôs que a Defesa Civil atuasse em conjunto com a comunidade, para minimizar estes transtornos. Sugeriu que o órgão, em parceria com os moradores, elaborasse um mapa, identificando onde estão os problemas. Desta forma, poderia se resolver e evitar que muitas casas fiquem sem luz antes que a agua chegue. A medida, de acordo com o Secretário, não resolveria o problema em sua totalidade, mas ocasionaria menor quantidade de residências sem luz, devido às inundações.
Os representantes da RGE colocaram-se favoráveis à proposta, destacando a importância de se fazer um levantamento e um mapeamento indicando os lugares onde estão as redes de energia. Com isso, seria possível estudar caso a caso e verificar possíveis melhorias. O presidente da União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), Aírton Quadros, se comprometeu a fazer contato com representantes de cada localidade com este objetivo, considerando que seria o começo da busca de uma solução.
Segundo os técnicos da RGE, nos próximos anos deverão ser investidos R$ 4,7 milhões em melhorias para Montenegro. Definido que as comunidades dos bairros farão um trabalho conjunto com a Defesa Civil e a RGE, para fazer um levantamento dos pontos nos quais a interrupção do fornecimento de energia elétrica não é necessária.