Limpeza e desassoreamento no Bairro Ferroviário

por mon — publicado 09/06/2016 15h25, última modificação 10/06/2016 11h46
Mais uma vez, os alagamentos em ruas do bairro Ferroviário motivaram reunião na Câmara. Atendendo Requerimento do Vereador Roberto Braatz (PMDB) na manhã de quinta-feira (09), Legislativo, moradores e o Secretário de Obras Públicas trataram do assunto.

Como proponente Roberto Braatz citou que era a segunda vez que os alagamentos em ruas como Menino Deus, São João e Independência estavam sendo abordados. “A população precisa de respostas concretas”, defendeu.
Sérgio Dalcin e Gelson Alves, moradores no Ferroviário, fizeram um novo relato da situação. Dalcin comentou que o ponto crítico fica entre as esquinas das ruas Menino Deus e São João. Pediu ao Secretário de Obras prioridade quanto à limpeza da tubulação naquele local. “A gente mora ali, sabe exatamente onde estão os pontos críticos”, afirma. Em seguida, Braatz lembrou que o problema não é recente, vem de outros governos.
Edar Borges contou que, acompanhado do Secretário de Viação e Serviços Urbanos, da Diretoria do Desurb e um Engenheiro da Prefeitura, foi vistoriar pontos de alagamento. Inclusive, chegou-se a fazer uma primeira limpeza e após o levantamento da tubulação existente. Borges cita que também foi observada a necessidade de se fazer o desassoreamento do Arroio, para maior fluidez da água.
A autorização para o trabalho foi solicitada à Secretaria do Meio Ambiente no dia 18 de abril. Somente em 25 de maio saiu uma licença para ser feita. “Sua execução compete ao Secretário de Viação e Serviços Urbanos, Ricardo Endres”, explicou Borges. Na mesma hora, Braatz deu um telefonema para o Secretário “Mano”, que ficou sabendo desta liberação. Em seguida, informou que os serviços de desassoreamento iniciam na próxima semana. A limpeza na tubulação seria retomada no outro dia.
Conforme o Secretário de Obras seria preciso, para se resolver totalmente o problema, uma obra de substituição da tubulação existente por canos de diâmetros maiores, a qual será prevista na Lei de Diretrizes Orçamentarias/2017. Borges acrescenta que foi realizado um levantamento topométrico no local, para verificar-se o ângulo de inclinação. “A proposta é abrir a rede, colocar nova tubulação e ampliá-la, estendendo-a até a Rua Menino Deus”, completou o Secretário. Por último, foi elogiada a participação dos moradores no encontro.

registrado em: