Linha Porto Alegre poderá passar por Pesqueiro para atender a comunidade

por adm publicado 27/09/2019 14h10, última modificação 27/09/2019 14h10
Em atenção à demanda apresentada pela comunidade de Pesqueiro, o vereador Cristiano Braatz (MDB) - Von promoveu reunião na Câmara, visando que seja disponibilizada uma linha de ônibus que atenda a localidade de Pesqueiro, indo até a Penitenciária Modulada.

O encontro na manhã de sexta-feira (27) contou com a presença do Diretor de Trânsito, Airton Vargas, com Florêncio Castilhos da Silva, do Conselho da Comunidade, o Agente Penitenciário Daniel da Motta e o gerente da Viação Montenegro, Júlio Hoerlle.
     O vereador Von deixou a cargo de Florêncio Castilhos a explanação da necessidade relacionada à demanda do transporte. “Fui procurado, e nosso papel é viabilizar a intermediação dos anseios da população com o Executivo”, pondera.
    Conforme Florêncio Castilhos, o pedido é para que retorne uma linha de ônibus, para atender o anseio da comunidade que, em sua análise, tem esse direito. Ele disse que já conversou com o Ministério Público, que entende que esta necessidade da linha de ônibus precisa ser suprida. Castilhos disse que já existe um abaixo-assinado, com centenas de assinaturas.
    Daniel da Motta, Agente Penitenciário que trabalha na casa prisional, disse que são em torno de 4.500 visitas de familiares/mês na Penitenciária, e que muitas destas pessoas se deparam com esse problema da falta de transporte público. Completando, citou ainda que são 145 servidores. As visitas acontecem as quartas, quintas, sábados e domingos. Motta explicou que a sexta-feira é reservada para o cadastro dos visitantes.
    Mais uma vez, o gerente da Vimsa falou das dificuldades enfrentadas pelas empresas quanto ao transporte público que, em sua análise, está fadado a terminar. Ele disse que é sabedor da necessidade, porém, a dificuldade se concentra no custo para implantar o serviço.  Hoerlle disse ainda que foi tentado, em 2014, disponibilizar essa linha. Porém, não foi possível manter, por falta de usuários. “Não existe possibilidade nenhuma de pagar o serviço prestado, com o número de passageiros desta localidade”, apontou.
    Hoerlle disse ainda que o contrato é claro, a Prefeitura pode determinar que se colocasse a linha, e a Vimsa irá atender. Ele explica que, no entanto, o mesmo contrato é claro quanto ao equilíbrio econômico.
    Em sua manifestação, o Diretor de Trânsito contou que esse tema é recorrente desde 2013. Chegou a ser colocada uma linha experimental, de outubro/2013 a fevereiro/2014, que foi retirada por inviabilidade econômica. A sugestão do Diretor é de que o ônibus que faz a linha comum, de Porto Alegre/Montenegro, Montenegro/Porto Alegre, possa atender essa pendência.
    Ficou definido então que o gerente Júlio Hoerlle fará, em 20 dias, o estudo técnico para em sendo possível colocar em caráter experimental esse sistema. A ideia é que a linha comum que sai de Porto Alegre às 6h passe em Pesqueiro, indo até a Modulada as quartas, quintas e sextas-feiras. E na parte da tarde, com saída de Montenegro às 17h. No final de semana, o ônibus com saída às 7h de Porto Alegre passaria também em Pesqueiro. O valor da passagem é de R$ 5,65. O vereador Von acredita que a alternativa já é um excelente começo, para atender a demanda apresentada pela comunidade.