MANIFESTO COM MEDIDAS PARA SALVAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE MONTENEGRO É APRESENTADO NA CÂMARA

por adm publicado 17/06/2024 16h08, última modificação 17/06/2024 16h08
Os vereadores e vereadora receberam na última semana representantes da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DIPHAC) e também da Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (EFICA), através dos diretores Ricardo Kraemmer e Maria Soledad Vidal Rodrigues, respectivamente.
A manifestação trouxe as necessidades para o salvamento do acervo danificado pelas cheias. São documentos, imagens, objetos, arquivos e outros bens que compõe o Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüler, o Arquivo Histórico e Geofráfico Maria Eunice Müller Kautzmann, o Museu de Arte de Montenegro e o incipiente Museu Digital.
Segundo o manifesto, há a necessidade de se fazer contratações emergenciais de profissionais com especialização nas tarefas de recuperação de materiais históricos (sobretudo escritos) e estabelecer parcerias, pois o voluntariado não dá conta do gigantesco volume de trabalho que necessita ser realizado em curto espaço de tempo.
Existe também a preocupação quanto à situação dos espaços do Museu e Arquivo histórico, uma vez que os prédios foram alvos das severas enchentes ocorridas, sendo que a estrutura do telhado e fachada correm sério risco de desabar, conforme as falas dos diretores.
Outra preocupação é a iminente interdição do perímetro localizado ao fundo da Estação da Cultura, onde parte de um prédio residencial desabou.
Medidas como o apoio/subsídio para a reestruturação de espaços culturais atingidos, bem como auxílio a artistas, além de ações de proteção e fomento ao patrimônio histórico montenegrino, foram igualmente solicitadas aos parlamentares presentes.