Montenegro poderá ter carteirinha de acesso dos portadores de fibromialgia ao sistema de saúde

por adm publicado 05/04/2022 13h23, última modificação 05/04/2022 13h23

Dores musculares generalizadas e crônicas. A fibromialgia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é bastante comum, e afeta 2,5% da população mundial. Sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas a doença afeta mais mulheres do que homens e aparece entre 30 a 50 anos de idade.

Na busca por entender como é realizado o atendimento destas pessoas, portadoras da doença, aconteceu na Câmara de Vereadores de Montenegro uma reunião sobre a criação de benefícios, como uma carteirinha, para estes pacientes. “Quando a pessoa acessar o sistema público de saúde, o profissional que a recepcionar irá identificar que ela enfrenta esta doença, e poderá agilizar o serviço de saúde. Por isso, é muito importante esta carteirinha”, frisou a legisladora Camila de Oliveira (Republicanos), que fez a solicitação do encontro através de seu gabinete e que, depois de aprovado o encontro pelos demais edis, passou então a ser uma reunião da Casa Legislativa.

A proposta de implantar, em Montenegro, a carteira de identificação das pessoas com fibromialgia já vinha sendo discutida com a ex-secretária de Saúde Cristina Reinheimer. Algumas cidades do Vale do Caí já contam com este tipo de documento. Se implementado na cidade, o documento pode seguir os mesmos moldes da utilizada por PcD (Pessoas com Deficiência). Segundo a enfermeira Camila Anversa, coordenadora da Atenção Básica em Montenegro, as informações, discutidas na reunião, vão ser repassadas ao atual secretário de Saúde do município, Rodrigo Streb.

Os desdobramentos da reunião com a possibilidade da confecção da carteirinha vão ser acompanhados pelo grupo do WhatsApp criado em Montenegro e integrado por pessoas diagnosticadas com fibromialgia que vai acompanhar o andamento da criação da carteirinha. Débora Ignácio, que tem fibromialgia, é uma delas. “Temos muitas cidades, próximas a Montenegro, que já vem adotando este sistema de identificação, como Portão, Santa Cruz do Sul, Taquari, São Lourenço, Canoas e Porto Alegre. Queríamos aqui também”, ressaltou.

O QUE É FIBROMIALGIA - Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. A causa ainda não está totalmente esclarecida. A Fibromialgia não traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida.