Montenegro poderá ter Praça da Poesia no Bairro São Paulo
Esse “embrião” tomou forma a tal ponto, que a Praça do Bairro São Paulo poderá ser denominada de “Praça da Poesia”.
O assunto foi tema de reunião quinta (09) na Câmara, por iniciativa da Vereadora Josi Paz (PSB), que absorveu a ideia e deverá encaminhar projeto de lei. “Belas iniciativas que constroem o bem devem ser estimuladas”, diz a Vereadora. Definido que o grupo de amigos da Praça apresentará um projeto às empresas da cidade, buscando recursos para a manutenção e revitalização do espaço.
Daniela Heckler contou detalhes do projeto Poesia para Colorir: “pegamos poesias de autores locais e as trabalhamos em sala de aula. Após a leitura, as crianças fizeram desenhos referentes à poesia, e também os coloriram”. Conta ainda que foram realizadas atividades envolvendo as famílias. O projeto foi agraciado com o prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola, concorrendo com projetos de todo o Brasil. Heckler irá para São Paulo receber o reconhecimento.
As ilustrações das poesias acabaram virando uma espécie de “placa”, e foram colocadas de forma voluntária na praça, para despertar o interesse coletivo da comunidade para a poesia e a cultura. “Por isso, é importante que se consiga envolver ainda mais a comunidade e denominá-la de Praça da Poesia será um estímulo”, finaliza.
O Arquiteto da Prefeitura, Rafael do Prado Marques, que acompanhou a discussão visando buscar uma forma de instalar as poesias das crianças na Praça, ficou entusiasmado com o projeto. “São crianças pequenas, podem não saber ler e escrever, porém, essa é a pura interpretação gráfica” comentou, fazendo referência aos desenhos que as crianças produziram ao ouvirem a leitura das poesias.
Outros entusiastas da cultura e da educação, como a professora aposentada Hedi Thomsen, aprovam a ideia de denominar como Praça da Poesia. O projeto deve ser acompanhado de um abaixo-assinado, que irá circular entre os moradores do bairro, para que eles sinalizem sua concordância com a proposta.