Moradores do Balneário La Toma pedem ajuda do Legislativo para regularizar terrenos

por adm publicado 09/08/2021 14h46, última modificação 09/08/2021 14h46
Duas ações, que devem regularizar a situação fundiária, vão acontecer em paralelo. Uma na Prefeitura Municipal e outra no Ministério Público

Um grupo de moradores, que residem da área do Balneário La Toma, solicitou uma reunião com o Legislativo montenegrino e integrantes da administração municipal para discutir a possibilidade de regularização da área onde hoje eles residem. O encontro foi intermediado pelo vereador Talis Ferreira (PP) e contou com a presença dos secretários de Obras Edson Eggers Machado, Gestão e Planejamento Fabricio Coitinho, Desenvolvimento Rural Ernesto Kasper e Neri Pena, da DSURB. “Infelizmente estas situações acontecem por que os proprietários vendem as terras, mas não se preocupam em regularizar a área, antes, para loteamento. Mas precisamos ver um meio legal de poder ajudar estas pessoas e regularizar estes terrenos”, destacou o legislador.

Hoje são vinte e duas famílias residentes no local. Como a área é rural, cada terreno deveria ter três hectares de terra. “Nós vamos abrir um processo de regularização deste loteamento na prefeitura e vamos acionar o proprietário para que ele faça parte deste processo”, frisou o secretário de Gestão e Planejamento Fabricio Coitinho.

Entre os moradores, presentes na reunião, estavam o seu Antônio Camargo. “Nós queremos resolver esta situação. Não estamos nos negando em pagar nossos impostos ou contas de água e luza. Mas precisamos resolver. E se a possiblidade da criação de um condomínio é uma alternativa e se for de comum acordo entre todos, por que não fazemos?”

Os moradores também fizeram a entrega de um documento com fotos e dados daquela região para o secretário Coitinho para que a regularização possa ser protocolada na prefeitura. Mas uma ação de melhorias vai ser enviada ao Ministério Público para que a prefeitura seja autorizada a realizar melhorias na estrada de acesso dos moradores, já que alguns deles são idosos ou tem mobilidade reduzida, o que dificulta ainda mais se precisarem de socorro médico.

Veja a entrevista do vereador Talis Ferreira neste LINK

Ouça, na íntegra, o áudio da reunião neste LINK