Mudanças no COMDER são aprovadas em sessão na Câmara de Vereadores de Montenegro
Aprimorar as ações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e dar a ele maior participação política nas atividades voltadas ao desenvolvimento do campo. Este foi um dos objetivos do Projeto de Lei do Executivo enviado à Câmara de Vereadores de Montenegro.
O COMDER é um órgão deliberativo, que presta assessoramento a administração municipal e tem como objetivo auxiliar na criação de políticas para o desenvolvimento rural. Além de promover ações e a utilização racional dos recursos públicos e privados na elaboração, acompanhamento, execução e avaliação de planos, programas e projetos destinados ao setor rural.
A ideia é que, com as mudanças sugeridas, entre elas à participação de novos integrantes como a Universidade de Santa Cruz do Sul, a Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Vale do Caí e a União Protetora do Ambiente Natural — UPAN, possa aprimorar as atividades do Conselho.
O projeto cita ainda o desligamento do Coofrutaf, já que a entidade foi extinta, e do Sindicato Rural de Montenegro por opção própria. Na noite desta quinta-feira o projeto, que já havia sido apreciado e aceito na CGP, foi aprovado pelos demais vereadores da Casa.
Vereadores aprovam, ainda, moções de apoio
As moções de apoio à contratação de profissionais para a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros foram aprovadas pelos vereadores. As matérias são oriundas dos gabinetes dos vereadores Talis Ferreira e Camila de Oliveira e fazem menção ao chamamento de pessoal aprovado no último concurso, realizado em 2017, de ambas as instituições.
A terceira moção também aprovada, é do gabinete do vereador Gustavo Oliveira e fala sobre a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, perante o Conselho Nacional de Justiça, para a reabertura das sedes físicas de todos os fóruns do Rio Grande do Sul.