Município começa a receber recursos da Corsan

por mon — publicado 10/04/2014 09h41, última modificação 07/03/2016 11h57
Com a liberação antecipada, por parte da Corsan, de recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC) a Prefeitura poderá adquirir caminhão caçamba, retro escavadeira e diversos equipamentos, destinados à manutenção e uso no sistema de esgotos sanitários de Montenegro.

Para tanto, precisa ter autorização da Câmara para abrir crédito especial de R$ 444 mil, através do projeto de lei 32/14, em pauta na sessão da Câmara de 10 de abril.
         Na Mensagem Justificativa, o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) cita a necessidade de atender várias demandas dos munícipes em ações com esgoto. O crédito especial servirá para comprar diversos equipamentos.
         O gerente da Corsan em Montenegro, Fernando Orth, explicou terça-feira (08) aos membros da CGP da Câmara: é um dos benefícios para Montenegro, em razão do novo contrato. Orth disse ainda que os valores são um adiantamento dos recursos depositados no Fundo. “Os equipamentos adquiridos deverão ser usados exclusivamente com o objetivo de garantir, de forma prioritária, os serviços de esgotamento sanitário”.
Segundo o gerente, no momento o Fundo já conta com mais de um milhão de reais. Deste montante, a Prefeitura tem direito a 15%. “Porém, estamos adiantando valores que totalizam R$ 444 mil”, salienta. O presidente da Câmara, Renato Kranz perguntou quais são os outros investimentos a serem realizados em Montenegro. Orth disse que totalizam 53 milhões de reais em obras, que precisariam ser licitadas integralmente até outubro deste ano.
O gerente revelou: a Estação de Tratamento deverá entrar em operação até 2017 e que, além dos investimentos em esgotos, a rede de água irá melhorar muito.  Após receber as explicações da Corsan e do Assessor Especial da Secretaria da Fazenda, Júlio Hoffmeister, os Vereadores aprovaram por unanimidade o projeto na CGP, seguindo para votação quinta (10), a partir das 19 horas.
                           EM PAUTA AINDA:
•    Requerimento 33/14 – Moção de Apoio ao Governador do Estado, ao Secretário de Segurança Pública, ao Chefe de Polícia e ao Presidente da Assembleia Legislativa, assinada pelos dez Vereadores, no sentido de que seja aprovado o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a aposentadoria especial para mulher servidora Policial Civil;
•    Requerimento 35/14, do Vereador Roberto Braatz (PDT) – requer realização de Sessão Solene alusiva à comemoração do sesquicentenário da presença da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro, bem como o cinquentenário da Igreja da Ressurreição;
•    Requerimento 36/14, dos Vereadores Renato Antônio Kranz (PMDB), Márcio Miguel Müller (PTB), Marcos Gehlen (PT), Rosemari Almeida, Carlos Einar de Mello e Gustavo Zanatta (todos do PP) – reunião na Câmara com o Executivo, representantes da 15ª Região Tradicionalista e do Grupo de Escoteiros Acácia Negra, sobre a concessão de uso ao Grupo de imóvel no Parque Centenário Erny Carlos Heller.