Município poderá adotar em 2016 calçamentos com pedra regular

por mon — publicado 02/09/2015 15h43, última modificação 07/03/2016 11h57
A partir de 2016, a Administração Municipal deverá realizar o calçamento com PAVS ou pedra regular, nas obras de pavimentação de ruas no perímetro urbano. A proposta do Vereador Roberto Braatz (PDT) foi debatida em reunião na Câmara, na manhã de quarta-feira (02), com a participação dos Secretários de Obras, Karina Daudt, de Viação e Serviços Urbanos, Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná”, do Engenheiro da Prefeitura, Ricardo Mello e do representante da AEMO, Édson Luiz Vargas da Silva.

Braatz iniciou mencionando que o tipo de pavimento usado na cidade é o mesmo do século passado: pedra irregular ou asfalto em cima do calçamento com pedra regular. Citou exemplos de outros municípios para afirmar que a realidade vem mudando, pois o calçamento com pedra irregular está sendo abolido. “Na maioria das cidades, a opção no perímetro urbano tem sido por pedra regular ou bloqueto de PAVS”, diz.
    O objetivo é impulsionar uma nova tendência, disse Braatz, acreditando que seria o melhor caminho, por vários aspectos: trafegabilidade, estética e permeabilização do solo.
    Conforme a Secretária de Obras Karina Daudt, já existe tal intenção para a área urbana. “Este ano não seria mais possível, em função dos projetos em andamento. Porém, para 2016 iniciaremos testes com bloqueto regular”, revelou Daudt. Observa ainda que mesmo sendo calçamento com pedra irregular, seria possível realizar-se um bom serviço, dependendo somente dos calceteiros.
    O representante da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Montenegro (AEMO), Édson Silva, reforçou que esta tecnologia é fácil de controlar, assim como sua manutenção. “Na questão do asfalto, até o controle de qualidade é mais complicado, de difícil fiscalização”, pontua. Completando, lembrou que estes bloquetos já vêm com a sua qualidade comprovada.
    Braatz solicitou ainda que a Prefeitura seja restritiva quanto ao uso de pedra irregular em novos loteamentos. “Esta prática tem que ter fim. É preciso pegar exemplos positivos, como o do Loteamento Recanto das Flores, pavimentado com bloqueto regular”, reforça. O Secretário Carlos Einar de Mello - “Naná” acredita que seria uma boa discussão para o Conselho do Plano Diretor, o qual pode sugerir ao Prefeito que faça a alteração na lei.
    Representando a Secretaria de Gestão e Planejamento, a Diretora de Planejamento, Cristina Kerhwald assumiu o compromisso de buscar a legislação tratando do tema, para que o debate possa avançar.