Na Câmara, Aldana assume o compromisso de enviar Lei sobre os Povos de Terreiros

por mon — publicado 23/06/2015 16h23, última modificação 07/03/2016 11h57
Há inúmeros praticantes das religiões de matriz africana em Montenegro, em várias casas e seus terreiros. Reunidos na Câmara na noite de segunda-feira (22), os dirigentes espirituais, o presidente do Legislativo Vereador Márcio Miguel Müller (PTB), o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana e o Chefe de Gabinete Valter Robalo debateram

a possibilidade de ser criado o Conselho Municipal dos Povos de Terreiros. O gabinete do Vereador Márcio Miguel Müller (PTB) solicitou e organizou o encontro.
Manifestaram-se diversos representantes de terreiros. Também ocorreu a apresentação do histórico das conquistas e de leis semelhantes, que vigoram em municípios como Nova Petrópolis, Santana do Livramento e Capão do Leão, o que coube ao Assessor Parlamentar do Vereador Márcio, Bruno Zietlow, que é Filho de Santo da Mãe Sueli Ribeiro Nery. Por fim, o Prefeito Luiz Aldana se manifestou.
Inicialmente, elogiou a Câmara por trazer à discussão um tema desta importância. Após, deu uma boa notícia: “assumo com vocês o compromisso de enviar à Câmara o Projeto criando o Conselho dos Povos de Terreiros”. Para o Chefe do Executivo, os argumentos apresentados e tudo que foi dito até aquele momento justificam o pedido. “É um passo para o reconhecimento do poder público”, destacou Aldana.
O Vereador Márcio Müller conta que, desde à época da sua candidatura à Vereador, havia percebido que este setor religioso estava desamparado. “Vamos poder avançar em questões como, por exemplo, a de um local específico para as oferendas”.
Müller declara que não tomou a iniciativa de apresentar o projeto de lei, pois se trata de uma matéria que compete somente ao Executivo: “o que estamos fazendo neste momento é sensibilizar o Prefeito”.  Completando, Zietlow acentuou que a função do órgão seria justamente a de criar o conjunto de regras. Na Indicação entregue ao Prefeito Aldana, foi sugerido que o futuro Conselho dos Povos de Terreiras seja composto por sete representantes dos povos de terreiras e três da Administração Municipal.