Nasce o projeto: Campanha Comércio Adote um Artista

por adm publicado 10/04/2019 14h30, última modificação 11/04/2019 11h40
O primeiro passo para profissionalizar e dar vida aos artistas locais que trabalham com a arte de pinturas externas – paredes, muros e painéis foi alcançado nesta quarta-feira, 10 de abril.

Em reunião proposta pelo gabinete do vereador Cristiano Braatz, várias alternativas foram discutidas na busca de soluções para o tema.
    Um dos grandes resultados foi a criação do projeto – Campanha Comércio Local – Adote um Artista que será desenvolvida pela diretora de Cultura do Município, Priscila Nunes e apresentada na próxima reunião no dia 08 de maio, 9h, quarta-feira.     O objetivo é estimular que os empresários paguem pelo custo desta arte e, como benefícios tenham a divulgação da sua marca junto à arte criada. Também no dia 08, será conhecido o Termo de Referência para o projeto piloto de pinturas que deve acontecer nos espaços entre a Fundarte e Biblioteca.
Formado em artes pela Uergs, o secretário Geral da Câmara, Paulo Giovani Bender coordenou a reunião que, contou com a participação de representantes da Prefeitura, Amarti, Movimento Patrimônio Histórico, Umac, Artistas Plásticos, Professor.
    Segundo Bender o objetivo foi tratar do uso dos espaços públicos para serem destinados a pinturas por artistas locais e buscar alternativas de profissionalizar esse trabalho através de incentivo. “Nosso objetivo é fomentar parceria para o fortalecimento do título Cidades das Artes”, comenta. Giovani citou como exemplo, a pintura do muro da Escola São João que foi realizada com apoio da iniciativa privada. “Precisamos unificar Cidade das Artes, artistas e estudantes de artes”, completou.
    Após um grande debate referente ao tema, chegou-se a conclusão da criação de um projeto “embrião”. Outra medida que deve contribuir para o fortalecimento da arte é o futuro cadastramento dos artistas disponíveis.
    Segundo a artista Lisa Borchardt outra grande dificuldade dos artistas é a falta de conhecimento para montar os projetos tecnicamente objetivando buscar recursos tanto público como privado.  Reforçando essa necessidade, Rejane Rammé pediu o apoio da administração neste sentido.     O vice-presidente da Umac, Everton comentou de programas voluntários que ensinam a fazer projetos e captar recursos.
A partir da informação repassada pela diretora Priscila, recursos do Município neste momento é complicado, a previsão de orçamento na pasta para o Fundo de Cultural é de R$ 100 reais, valor que foi colocado tecnicamente para ter uma dotação aberta que poderá ser suplementada. Giovana de Avila, professora de história elogiou o empenho da artista Lisa Borchardt, carinho que está tendo pela cidade nas realizações de ações voluntárias através da arte.
    Por último, a arquiteta Leticia Kauer que integra o Movimento do Patrimônio Histórico, observou que os critérios destas intervenções artísticas precisam ser avaliados.