Noite de homenagens aos 150 anos da Comunidade Evangélica

por mon — publicado 02/05/2014 11h08, última modificação 07/03/2016 11h57
A Câmara de Vereadores de Montenegro realizou na noite de quarta-feira (30), em plenário, a Sessão Solene alusiva aos 150 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Montenegro e aos 50 anos da Igreja da Ressurreição.

O Vereador Roberto Braatz (PDT), proponente, foi o orador em nome do Legislativo. Dentre as autoridades presentes, o Vice-Prefeito Luiz Américo Aldana (PSOL), o pastor Cléber Fontinelle Lima e o presidente da Comunidade Evangélica, João Marcus Von Mühlen.
Braatz iniciou seu discurso fazendo um resumo do histórico da Comunidade Evangélica em Montenegro. Na sequência, abordou a importância de sua presença, os desafios enfrentados, perseguições, infortúnios ou tragédias o que, para os Luteranos, significou provação. “Mesmo pobres, vinham de uma região da Europa na qual, desde 1650, o ensino era obrigatório para ambos os sexos até os 13 anos. Não é por acaso que ao lado de seu templo logo instalaram uma escola em Montenegro”, citou. O Vereador lembra ainda que em 1861, os evangélicos da região de Montenegro começaram a se reunir na casa do casal Jacob e Maria Schilling, junto ao cais do Rio Caí.
Para referendar a preocupação dos Luteranos com a educação, Braatz utilizou como exemplo o Colégio Sinodal Progresso, com aproximadamente 800 alunos e o primeiro colocado entre todos os educandários do Vale do Caí nas provas do ENEM nos últimos anos, o que, segundo ele, é o resultado desta obstinação. Por último, o proponente da homenagem lembrou a construção do Hospital Montenegro, sob a direção da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas).
O pastor Cléber Fontinelle Lima agradeceu a homenagem e ao mesmo tempo fez um pedido aos Vereadores: que apresentem projeto de lei tornando feriado em Montenegro o dia 31 de outubro, data em que é celebrada a Reforma dos Luteranos. “Seria significativo para o nosso município que esta data constasse, por lei, como feriado” pondera. Cleber Fontinelle disse que a prática já é realizada nas cidades de Lajeado, Estrela, São Leopoldo, Nova Petrópolis e Gramado. Por último, disse que 2014 vêm sendo um ano profícuo. Encerrando os pronunciamentos, o Vice-Prefeito Luiz Américo Aldana - “Paraguay”, destacou o empenho e trabalho dos Luteranos em prol da sociedade. “Vida longa à comunidade evangélica”, desejou.
A sessão contou ainda com a participação do Coral da Igreja Evangélica, que interpretou três músicas.