Núcleo Cultural de Arte e Educação e Cultura é apresentado à comunidade

por adm publicado 30/06/2021 15h12, última modificação 30/06/2021 15h12
O espaço vai ser utilizado no atendimento de aproximadamente 200 alunos com necessidades educacionais especializados

Reformulado e ampliado. É assim que, a partir de agora o Núcleo Cultural de Arte e Educação Especial, da secretaria municipal de Educação e Cultura, vai oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais que frequentam as escolas da rede municipal de ensino. O serviço foi lançado na manhã desta quarta-feira, 30, na Estação da Cultura.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro Juarez Vieira da Silva, que participou do evento e é autor de uma lei voltada para pessoas com espectro autista, o projeto vem de encontro ao que vem sendo defendidos pela Casa Legislativa, serviços de qualidade no atendimento à população pelo poder público. “Este projeto é feito por várias mãos, e vale a pena quando vemos que a administração municipal da oportunidade para que a SMEC possa colocar em prática a inclusão destas crianças. Como autor de lei que dá prioridade pra atendimento de autistas fico muito grato por ter este espaço na cidade”, ressaltou.

Doze escolas da rede municipal de ensino têm as chamadas “salas de AEE”, que tem como objetivo o atendimento de aproximadamente 200 alunos com necessidades educacionais especializados que frequentam estes educandários. “Nós somos resultados de uma cultura e nos constituimos dela. E nossas crianças, que estão neste processo, merecem está inclusão. A função da escola é garantir o acesso e a permanência do aluno. Por isso é importante o acolhimento”, destacou a secretária de Educação e Cultura Ciglia da Silveira.

A inclusão da arte e da cultura, agregadas ao trabalho que já vem sendo realizado, são alguns mecanismos utilizados para desenvolver ações artísticas e culturais com os alunos. Além disso, serão realizados atendimentos de psicopedagogia, psicologia e laboratório de aprendizagem. “Fico muito feliz que a nossa administração, eu hoje enquanto prefeito junto com a Smec, temos condições de dar maior apoio para as famílias e continuidade a este lindo trabalho”, frisou o prefeito Gustavo Zanatta.