Papo Responsa: Projeto poderá ser implantado, em definitivo, nas escolas de Montenegro

por adm publicado 29/11/2022 16h30, última modificação 29/11/2022 16h30
A ideia é fazer o Papo Responsa nos mesmos moldes do PROERD
Respeito, disciplina e responsabilidade, drogas, bebidas alcoólicas, tabagismo, bullying e cyberbullying. Estes são os assuntos discutidos dentro do Projeto Papo Responsa, desenvolvido pela Polícia Civil no Rio Grande do Sul e que o vereador Gustavo Oliveira (PP) quer trazer para Montenegro através de um projeto, assim como foi o PROERD. “ Vimos a importância de levar este tipo de discussão para dentro das nossas escolas. Queremos implantar, aqui, respeitando as singulares de cada educandário”, destacou o parlamentar durante a reunião, proposta pelo gabinete dele, que aconteceu na Câmara de Vereadores.
Hoje os estudantes montenegrinos que cursam os 5º e 7º anos das escolas na cidade participam do PROERD, tendo 10 encontros com profissionais da Brigada Militar onde aprendem sobre temas como bullying e prevenção às drogas. Na finalização dos encontros eles recebem certificado de participação. Os mesmos moldes seriam seguidos pelo Papo Responsa, porém com estudantes das séries finais do ensino fundamental. “Se o trabalho da Polícia Civil vier unir esforços conosco, da Brigada Militar, vai ser bem vindo. Porque o aluno que participa do PROERD pode ser inserido, assim que terminar o curso, dentro do Papo Responsa”, frisou Tiago Viegas, tenente da Brigada Militar.
Além da Brigada Militar, o secretário municipal da SMHAD, Luis Fernando Ferreira, a psicóloga Melissa Aquino e a assistente social, Bruna Engel, ambas da SMEC participaram do encontro. De acordo com as profissionais da SMEC a pasta pode fazer um estudo para saber quais escolas o projeto poderá ser inserido neste primeiro momento. Já Luis Fernando destacou que a SMHAD está pronta para apoiar o projeto. “Quanto mais ações de prevenção, melhor. Podemos iniciar essas ações tendo o CRAS como apoiador”, frisou Fernando.
O que é o Papo Responsa - O projeto promove conversas descontraídas sobre drogas e as consequências delas na vida das pessoas. Além deste assunto, também são abordados outros temas de interesse dos jovens como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos. Nos encontros, o papo entre policiais e alunos abre espaço para que os jovens participem efetivamente com questionamentos e diálogos nos temas relacionados ao cotidiano escolar.
Entre 2016 e 2017, primeiro ano do projeto, o programa atingiu cerca de 32 mil pessoas, em mais de 240 palestras. Só nos três primeiros meses de 2018 ocorreram 77 encontros, atingindo quase nove mil pessoas. Atualmente três departamentos da Polícia Civil atuam no Papo Responsa: departamentos estaduais de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Criança e do Adolescente (Deca) e de Investigações Criminais (Deic).