Parque Centenário: reunião discute criação de pista de skate oficial para disputas de campeonatos nacionais
Se antes a prática do skate era uma brincadeira de rua, com reconhecimento e a amplitude gerados pelos jogos olímpicos de Tóquio o esporte ganha outro status. No embalo de esportes radicais, sua prática é uma das maneiras mais eficazes de entretenimento e socialização. E a modalidade vem crescendo entre as crianças e jovens.
Pensando nestes jovens, o gabinete do vereador Felipe Kinn da Silva (MDB) fez um pedido à Câmara para que fosse realizada uma reunião com a Associação de Skate Montenegrina e atletas amadores, visando discutir a criação de uma pista de skate nos padrões oficiais da Confederação Brasileira de Skate para que o município possa sediar competições nacionais. “Chamou-nos a atenção, quando tomamos conhecimento do projeto da revitalização do Parque, que este não contava com uma pista de skate. Vão ser investidos quatro milhões de reais, ali, e isto não será contemplado? Depois, tudo fica mais difícil”, alerta o vereador.
Luís Gustavo Mezzari, presidente da Associação dos Skatistas de Montenegro, disse que quando surgiu à proposta de se revitalizar o Parque Centenário, o projeto previa a destinação de verbas para pista de caminhadas, patinação, ciclismo e skate. “Na época não estava contemplado o skate, embora o recurso previsse uma pista especifica para a prática deste esporte. Na verdade, esta área não seria para a prática do skate”, relata.
Na última vez em que os integrantes da Associação conversaram com o prefeito Zanatta, reforçaram o pedido para que fosse incluída na revitalização a minirrampa, sendo que a Secretaria de Planejamento iria elaborar o projeto. “Tem muita gente que anda de skate, que iria valorizar isto”, destaca Rafael Tochetto, integrante da Associação, que participou de reunião.
De acordo com o vereador Felipe o Parque Centenário tem todas as condições para sediar esta melhoria. Ele dispôs a buscar maiores informações sobre o andamento do pleito, e a deixar os integrantes da Associação informados quanto às providências. A ideia seria construir, aqui, uma pista de skate semelhante à de Portão, onde tanto os praticantes quanto quem não pratica o esporte podem desfrutar da mesma área de circulação.