Pela primeira vez três Vereadoras na Câmara

por mon — publicado 06/10/2017 11h03, última modificação 14/02/2022 17h09
A Sessão Ordinária da Câmara, na noite de quinta-feira (05), vai entrar para a história. Pela primeira vez, o Legislativo contou com três Vereadoras participando da mesma sessão, do início ao fim.

As duas jovens, Kellen de Mattos e Josi Paz, aliadas à experiente Rose Almeida, destacam a importância da participação da mulher na sociedade. “Nesta noite estamos muito felizes por poder participar deste momento tão importante para a mulher na política: três mulheres compondo a Câmara” comemoram.
Na tribuna, a Vereadora Rose Almeida concentrou seu discurso no tema “Outubro Rosa”, desde 1990 o mês eleito com o objetivo de promover a conscientização e alertar as mulheres sobre prevenir o câncer de mama. A Vereadora trouxe números alarmantes: a cada ano, 52 mil novos casos são diagnosticados no Brasil. Mais de 30 mulheres morrem por dia vítimas de câncer de mama, sendo que em 45% dos casos o diagnóstico é feito quando ele já está num estágio avançado. No Rio Grande do Sul, são mais de cinco mil novos casos por ano, e o estado é o segundo no ranking da doença.
Rose Almeida buscou dados juntos à Secretária de Saúde de Montenegro, Ana Maria Rodrigues, que informou que são encaminhadas 150 mamografias/mês, pagas com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde. Também são feitas 10 ecografias mamárias/mês. Em 2017, foram encaminhadas oito pacientes para o Serviço de Oncologia, por câncer de mama.
Ana Maria acredita que, com a previsão do mamógrafo estar funcionando no Hospital Montenegro em dezembro, irá melhorar em muito o atendimento e a oferta de mamografia para a população.
Em sua despedida da tribuna, Kellen de Mattos fez um resumo de suas ações, nestes 16 dias em que esteve atuando como Vereadora. Citou a agenda com a Corsan e também uma audiência com o Secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado, Fabiano Pereira. A pauta deste encontro foi sobre a RS-287 e os perigos na sua travessia. Mattos defendeu junto ao Secretário a construção de uma passarela, como obra emergencial. No final do seu pronunciamento agradeceu aos Vereadores e servidores a acolhida. “Estou à disposição para continuar colaborando com vocês”, finalizou.
Na pauta de votações os Vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 58/17, que dispõe sobre o Programa de Recuperação de Créditos Municipais de Pessoas Físicas e Jurídicas. O chamado “Refis municipal”, conforme a Mensagem Justificativa, “permitirá aos contribuintes em débito com o Município quitarem suas pendências, através do pagamento à vista ou em parcelas”.
A proposta abrange os débitos cujo vencimento tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2016. As condições vão desde 60% da remissão dos juros, no caso do pagamento à vista, até o caso em que o parcelamento é feito em sessenta vezes (cinco anos) quando o devedor dá uma entrada de 25% do valor total devido, ganhando uma remissão (desconto) de 5% no valor que iria pagar de juros.
    Também foi aprovado o projeto de lei nº59/17, autorizando a abertura de crédito especial de R$ 197.514,94, um recurso do PAC II. Conforme a Mensagem Justificativa, o dinheiro servirá para concluir a pavimentação das Ruas Ernesto Zietlow e Selma Wallauer. Para tanto, nova licitação vai ser aberta, explica a Prefeitura.
    Fechando as votações o PL nº 013/17, do Vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), que visa instituir a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que seria todos os anos no mês de maio, na semana que antecede ao Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.     “O objetivo é o de promover palestras em salas de aula, eventos e atividades de cunho educacional e cultura, que terão por tema o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”, diz Juarez

. E aprovados cinco Requerimentos:
•    Requerimento 116/17, dos Vereadores Josi Paz e Juarez Vieira da Silva: reunião para tratar sobre o ginásio e a escola da localidade de fortaleza;
•    Requerimento 117/17, do Vereador Juarez Vieira da Silva: reunião para tratar sobre o UBER na cidade;
•    Requerimento 118/17, do Vereador Talis Ferreira: reunião para dar continuidade à reunião de 22 de setembro, que tratou sobre a rede pluvial da Rua Osvaldo Aranha;
•    Requerimento 119/17, dos Vereadores Talis Ferreira, Kellen Mattos e Josi Paz: reunião para tratar sobre a estrada do Morro São João;
•    Requerimento 120/17, do Vereador Felipe Kinn da Silva: realização de Sessão Comemorativa em homenagem ao aniversário de 61 anos do Esporte Clube Renner.