Permanência da UERGS em Montenegro em discussão na Câmara

por adm publicado 24/09/2021 10h54, última modificação 24/09/2021 10h54
Pedido de reunião foi aprovado em, em breve, vereadores devem se reunir para debater o assunto

Ao oficializar a transferência de um prédio para a UERGS o Governo do Rio Grande do Sul pôs em questionamento pela comunidade montenegrina a permanência da universidade no município. Aqui, a instituição utiliza o espaço físico da Fundarte para a realização das aulas. Com este novo espaço as atividades vão ser transferidas para Porto Alegre. De acordo com o levantamento, feito pelo governo estadual, a universidade vai deixar de desembolsar cerca de R$ 2,5 milhões por ano com locações de imóveis. Um deles, em Montenegro.

Com permanência ameaçada em Montenegro o gabinete do vereador Paulo Azeredo (PDT) solicitou uma reunião com a presença do Executivo de Montenegro e a direção da UERGS para, juntos, encontrar uma alternativa viável para que a instituição continue na cidade. A ideia, sugerida pelo legislador, é destinar uma área de terras do município no bairro Panorama para que a UERGS possa construir uma sede própria.

Essa questão vai ser discutida na reunião que ainda não tem data para acontecer, mas deve ser marcada para os próximos dias. A solicitação foi encaminhada e analisada pela Comissão Geral de Pareceres da Casa e, após, aprovada em plenário pelos demais vereadores.