Permanência da UERGS no município vai ser pauta na Câmara

por adm publicado 21/09/2021 16h15, última modificação 21/09/2021 16h17
Universidade estuda transferências de suas atividades para Porto Alegre

Desde 2017 a permanência da UERGS vem sendo debatida em Montenegro. Antes o problema era o pagamento do espaço junto a Fundarte que inviabilizava a continuidade das atividades da universidade no município. Agora a realidade mudou.

O Governo do Rio Grande do Sul destinou a instituição o prédio que era ocupado pela Fundação de Ciência e Tecnologia. Esta foi à forma encontrada pelo executivo gaúcho para diminuir os gastos com aluguel. Se somados são R$ 2,5 milhões anuais distribuídos para as unidades em todo Estado.

Caso a unidade de Montenegro se transfira para Porto Alegre é uma redução de custos que o Estado vai fazer. O que se pretende é tentar uma solução para que a UERGS continue em Montenegro. E é este assunto que vai ser discutido caso os vereadores aprovem, nesta quinta-feira, a solicitação de reunião.

O objetivo é abordar a viabilidade, com o Executivo, de ofertar uma área terra do município, dentro bairro Panorama, para que a instituição possa fazer sua sede em Montenegro. Se aprovado o requerimento, o encontro deve acontecer nos próximos dias na Casa Legislativa com a presença, também, da direção da UERGS.