Placas de identificação das ruas devem ficar para 2016

por mon — publicado 06/07/2015 15h09, última modificação 07/03/2016 11h57
Dezenas de ruas da cidade devem continuar sem placas identificando o nome das vias. Esta e outras informações foram pronunciadas na Câmara, na manhã de segunda-feira (06), pelo atual Diretor de Trânsito do Município, Adão Vargas Aloy. O Requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT) teve como objetivo central discutir a falta de identificação das ruas da cidade. Além de Braatz, participaram Renato Kranz (PMDB), Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná” e o presidente da União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), João Santos.

Coordenando os trabalhos o Vereador Renato Kranz, assim que abriu formalmente a reunião, passou a palavra ao proponente. Braatz disse que as reclamações quanto à falta de identificação das ruas são diárias, que é uma crescente. Alertou que existem Bairros em que praticamente não existem placas.
O Vereador lembrou que serviços de entregas, por exemplo, muitas vezes são prejudicados e o próprio Correio não amplia as áreas enquanto não tiver placas de identificação. “Mais de 80% das ruas estão nesta situação. Isto é inadmissível!”. Braatz questionou o Diretor sobre como e quando será implantado este trabalho. Por último, sugeriu que as ações a serem implementadas iniciem nos bairros mais distantes do perímetro central.
Na mesma linha, o Vereador Renato Kranz lembrou que o interior também é carente de sinalização nas estradas. “Nós temos muito comércio de frutas e avicultura, pessoas de outras cidades se deslocando e que não conhecem a região”, ponderou.
Naná trouxe outra situação preocupante: a colocação de uma placa errada na localidade de Santos Reis. Aproveitou para pedir que ela seja removida e colocada no local correto, a Estrada Getúlio Vargas até a localidade de Campo do Meio.
Segundo o Diretor de Trânsito, as demandas apresentadas são inegáveis. “É muito triste uma pessoa não ter endereço, é fato que os logradouros estão descobertos”, admitiu Aloy, que está à frente da pasta há pouco mais de vinte dias. De forma clara, admitiu que para 2015 não existisse previsão, nem dinheiro.
O Diretor informou que antes de vir à Câmara esteve reunido com o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana, para tratar do tema. “O Prefeito quer a inclusão desta Meta na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2016”, informou. Para piorar a situação, Aloy disse que atualmente o valor disponível para material de consumo na Diretoria de Trânsito é de R$ 101,00. Ainda com relação ao conjunto de medidas, Aloy falou sobre a possibilidade de se exigir que os novos loteamentos sejam entregues já com as placas de identificação das ruas.
O presidente da UMAC, João Santos, disse que a cobrança dos Vereadores é pertinente. “Há quantos anos não se coloca uma placa nas ruas da cidade?”, questionou.
Para Roberto Braatz, uma das alternativas seria o Fundo Municipal de Trânsito, que tem previstos R$ 102 mil destinados à melhoria da sinalização viária. Também lembrou que o ex-Diretor Edar Borges teria dito, em 2014, que seriam compradas 300 placas.
Outra opção sugerida pelo Vereador Naná: como estavam previstas obras em ruas, as quais certamente não irão acontecer em função dos prazos, se poderia pegar parte deste recurso e fazer a compra de placas.
O Diretor assumiu o compromisso de enviar à Câmara o valor aproximado do montante de recursos para que as placas sejam colocadas nas ruas da cidade.