Plano de saúde dos servidores municipais em discussão na Câmara

por adm publicado 02/08/2023 16h41, última modificação 02/08/2023 16h41
A requerimento do vereador Sérgio Souza, membros do Sindicato dos Municipários de Montenegro (SIMM), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Administração, juntamente com integrantes de seu Conselho Fiscal, participaram de reunião para explanações sobre a nova contratação do plano de saúde dos servidores, uma vez que em novembro encerra-se o contrato atual.
Atualmente, são 3.260 usuários atendidos pelo plano conveniado com a Unimed. No entanto, segundo a Secretária de Administração, Ingrid Lerch, houve um reequilíbrio da proposta do atual plano que duplica os últimos valores contratados, indo para 3 milhões e 700 mil reais por mês (estadual, sem coparticipação) sendo que na maior faixa etária o valor a ser pago seria de R$2.600,00 – o que seria “impagável” de acordo com o comentário feito pelo vereador Sérgio. A Secretária enfatiza que estão trabalhando com outra instituição que conveniou com o Hospital Montenegro, que agora deixa de ser 100% SUS, para haver concorrência com a Unimed a fim de baixar esses valores. Há a opção de uma proposta para atendimento em Casas de Saúde em caráter regional, porém, de acordo com a Secretária de Administração, são muitos os servidores inativos que já não residem próximo a Montenegro. Dessa forma, a abrangência estadual seria a melhor forma para atender a totalidade dos conveniados. Estão sendo cotados outros orçamentos sem e com coparticipação (plano de saúde em que o beneficiário paga, além da mensalidade, uma taxa ou percentual por cada serviço médico utilizado). Essas taxas, inclusive, são uma reclamação de grande parte dos usuários, pois para cada consulta é cobrado o valor de aproximadamente 100 reais. Outro problema enfrentado é a obrigatoriedade de adesão ao plano, fato este que a Secretária de Administração sinaliza haver projeto de lei em andamento para retirar essa compulsoriedade, em virtude de ser inconstitucional. Para finalizar, ficou acertado entre os presentes uma nova reunião para apreciação dos orçamentos, já que o termo de referência está pronto para a licitação, o que significa que o trâmite para o lançamento do edital encontra-se praticamente finalizado.