Plano Plurianual é entregue na Câmara de Vereadores
O Plano Plurianual, que prevê os custeios e os investimentos entre os anos de 2022 e 2025 foi entregue na Câmara de Vereadores de Montenegro, na manhã desta terça-feira, pelo prefeito municipal Gustavo Zanatta. O documento foi recebido pelo presidente da Casa Legislativa, Juarez Vieira da Silva durante a reunião “Câmara em Pauta”, que contou com a presença dos vereadores Ari Müller e Talis Ferreira, integrantes do PP, Felipe Kinn, do MDB e Camila Carolina de Oliveira, do Republicanos. "Tudo o que foi apontado para a elaboração do PPA são de observações feitas pela comunidade e precisamos estar atentos a estas demandas. Afinal a população aguarda por melhorias, escolhe o que deseja e muitas vezes acabam não acontecendo. Então precisamos trabalhar para mudar este cenário", salientou o presidente Juarez.
Estão previstos R$ 1,4 bilhão para serem investidos em saúde, educação, cidade limpa, cultura, esporte e lazer, além da recuperação das vias públicas. A escolha dos setores para a destinação da verba aconteceu em junho, em uma audiência pública feita de forma virtual, e foram apontadas as áreas de interesses por 766 montenegrinos.
O plano plurianual estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. Com a adoção do PPA, a administração municipal planeja todas as suas ações e também o orçamento de investimento no plano. “Essa responsabilidade nós assumimos até 2025. Tem muita coisa pra fazer na cidade e queremos fazer o melhor para a nossa população”, destacou o prefeito Gustavo Zanatta.
Com a entrada do projeto os vereadores têm até o dia 31 de julho para realizar a análise do PPA e votação em plenário. “Espero que consigamos cumprir, pelo menos 50% do planejado para o PPA. A maioria dos prefeitos não consegue realizar a metade de tudo o que é apontado”, frisou o vereador Talis Ferreira.
SAIBA MAIS - O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal de 1988, e foi regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. É um plano criado a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governos Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.