Poluição visual: fios em desuso, em Montenegro, volta a ser debatido em reunião

por adm publicado 28/03/2022 14h21, última modificação 28/03/2022 14h21
Encontrar uma solução adequada para a retirada dos fios e promover uma “limpeza nos postes da cidade” foi o tema da segunda reunião, proposta pelo gabinete do legislador Gustavo Oliveira (PP), que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, na Câmara de Vereadores de Montenegro.

Basta uma caminhada pelas ruas da cidade e um olhar atento aos postes para ver diversos fios pendurados. Todos têm donos. Sejam de telefonia fixa, tv a cabo, internet ou da RGE. O problema começa quando parte destes materiais é trocada. Ao fazer a retirada, as equipes de trabalho acabam fazendo pequenos rolos de fios que ficam amarrados aos postes. Em casos mais graves, soltos na via. O que pode ocasionar acidentes.

Autor do projeto de lei que tem como objetivo eliminar ou reduzir o abandono de fiação após reparos e trocas de fios, o vereador salientou que é necessário que a legislação seja fiscalizada e cumprida. “Este tipo de situação gera inúmeros problemas. Um deles, o mais grave, pode causar acidentes aos pedestres. A lei tem prazo de carência, mas até que este período seja cumprido, precisamos já ir nos adequando a ela”, destacou.

De acordo com empresários, donos de redes de telefonia e internet e que estavam presentes na reunião, o problema pode ser resolvido. No entanto, precisa da parceria de todas as prestadoras de serviços. “Muitas vezes, quando chegamos ao local para fazer a nossa instalação tem fios soltos de outra empresa. Não podemos cortar e fazer a retirada porque poderemos ser acusados de roubo. Mas também tem a nossa preocupação com as pessoas que passam perto e podem levar um choque”, frisou Vilmar Borgmann.

A representante da RGE também participou do encontro. Segundo Juliana, sempre que a RGE faz trocas de postes ou reparos, as demais empresas que utilizam os postes, são avisadas por e-mail. “Temos duas trocas, no programa a gente consegue avisar. Na emergencial não. De qualquer forma vamos orientar nossos funcionários a, no momento do reparo, recolher os fios em desuso. Mas, salientando, que eles não estão aptos a sair cortando todo e qualquer fio. Já os cabos com identificação precisam ser retirados e recolhidos pelas empresas responsáveis”, destacou.

Uma das ações de trabalho, que ficou acordada durante o encontro, é que vai ser feito um alinhamento entre as empresas usuárias dos postes para que façam a limpeza, em parceria com a secretaria municipal de Obras, que vai fiscalizar a atividade.